Prefeitura amplia gratuidade no transporte coletivo até 20 de maio e anuncia mutirão para emissão de novos cartões

A Prefeitura de Palmas prorrogou, nesta quarta-feira (7), o período de gratuidade no transporte coletivo da capital até o dia 20 de maio. A medida busca amenizar os transtornos enfrentados pelos usuários com o início da transição para o novo sistema de bilhetagem eletrônica, em vigor desde a última segunda-feira (6).

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de quarta-feira (7), o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) anunciou a prorrogação do prazo e informou que a gestão promoverá um mutirão para facilitar a emissão dos novos cartões do transporte coletivo. A ação será realizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 8h às 18h, de forma ininterrupta, inclusive aos finais de semana.

“O transporte coletivo permanecerá gratuito até o dia 20 de maio e só passará a ser cobrado no dia 21. Será tempo suficiente para que nós possamos transferir os créditos que estão dispersos entre duas ou três empresas [que operavam o transporte coletivo da gestão passada], direcionando tudo para o cartão do usuário”, destacou o prefeito.

Além do mutirão, os atendimentos seguem normalmente nas unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e de Taquaralto, além da sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), todas funcionando no mesmo horário estendido.

Tumultos e longas filas nos primeiros dias do novo sistema de transporte coletivo

Nos últimos dias, a troca de sistema provocou longas filas nos pontos de atendimento. Usuários chegaram a levar cadeiras de casa para aguardar o atendimento. Também foram registradas aglomerações nas estações e pontos de ônibus da cidade, com aumento na demanda por transporte.

A nova frota de ônibus, operada por empresa contratada recentemente pela gestão municipal, começou a circular nesta quarta-feira (8). A cobrança da nova tarifa, fixada em R$ 4,85, começa a valer a partir de 21 de maio. Quem ainda não tiver o novo cartão até essa data poderá pagar a passagem em dinheiro.

Mesmo após o fim da gratuidade, a prefeitura garantiu que os cartões continuarão sendo emitidos normalmente para a população.