O sistema de transporte coletivo de Palmas passa a contar com a locação de 30 novos ônibus, que irão reforçar a frota da Agência de Transporte Coletivos de Palmas (ATCP). Na entrega simbólica, realizada no estacionamento da Avenida Teotônio Segurado, próximo ao Fórum de Justiça de Palmas, nesta sexta-feira, 8, a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou diversas novidades para melhor atender os usuários. Dentre elas, a garantia do não aumento tarifário na passagem de ônibus da Capital pelos próximos cinco anos e, a expectativa de que até o fim do ano, a frota possa contar com 70 novos ônibus disponíveis para atender à população palmense, total de 100 novos veículos.
“Me sinto mais forte e mais corajosa para fazer muito mais por Palmas. E as mudanças não acontecem do dia para a noite. Quebramos um monopólio de 30 anos e reconstruir tudo isso, não é nada fácil. Estamos gerando uma economia para os cofres do município de cerca de R$ 25 milhões, só neste ano de 2023, com a ATCP conduzindo o sistema de transporte coletivo“, destacou a prefeita, reforçando ainda que a entrega dos 30 novos veículos é apenas o início, e que segue em aberto o processo de licitação para aquisição de novos ônibus.
Os veículos, que já estão aptos para operar nos itinerários do sistema de transporte público, contam com ar-condicionado, suspensão pneumáticas, sistema de monitoramento em tempo real, inclusive de velocidade, com equipamentos e acessórios de segurança exigidos pelos órgãos de regulação. Além dos requisitos legais de acessibilidade e mobilidade, os veículos têm capacidade regular para atender 44 passageiros sentados e outros 30 em pé.
A locação desses 30 ônibus é parte do credenciamento aberto pela ATCP – processo 2023057877 -, através do contrato firmado com a empresa Atlântico Transportes Ltda. A outra empresa credenciada é a Sightseeing Rio Transporte de Passageiros, que manifestou interesse em locar 70 veículos a Prefeitura de Palmas. A locação dos 100 veículos, com previsão de 12 meses, tem custo estimado de R$ 57,8 milhões. A ATCP informou que 50% dos veículos credenciados no processo de locação têm menos de um ano de uso.