Quem pega ônibus todo dia em Palmas não está satisfeito com o transporte público. Segundo os passageiros, além de esperar muito tempo nas paradas, os ônibus estão sempre lotados.
“Os motoristas as vezes passam e deixam a gente para trás, todas as vezes demora e os ônibus lotam. Chega lá na frente não pode pegar mais pessoas porque o ônibus está todo lotado”, afirma a operadora de caixa, Ana Carolina.
Quem trabalha na região central de Palmas também reclama das dificuldades em chegar ao trabalho, além de enfrentar uma longa espera pelos coletivos.
“Toda vez que pego ônibus para ir trabalhar, o veículo está tão cheio, e os motoristas nem param, mesmo a gente acenando. Muitas vezes tive que avisar ao meu patrão que não ia conseguir chegar no horário”, informou um passageiro.
O assistente administrativo Rafael Ferreira, mora em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. Ele conta que o transporte público piorou. “O transporte coletivo deu uma piorada, desorganizou um pouco. Falta motorista, desregulou os horários. As vezes não bate com o aplicativo.’, afirma.
Diante de tantas reclamações, a Prefeitura de Palmas por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou em nota que já foi iniciado o estudo para abertura de processo licitatório para aluguel ou compra de cerca de 60 novos ônibus.
A prefeitura disse ainda que realiza manutenção periódica em todos os ônibus que realizam as rotas na capital. Além disso, a agência tem atuado no sentido de aperfeiçoar o transporte público de Palmas e estuda a ampliação de algumas linhas.
Os passageiros também podem fazer reclamações diretamente com ATCP. São dois novos canais de comunicação com o cidadão. Por meio do WhatsApp (63) 99247-8426 ou pelo e-mail: bilhetagemeletronica@palmas.to.gov.br, das 08 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Também estão disponíveis os contatos da Ouvidoria Geral de Palmas – 0800 6464 156, (63) 3212-7144, (63) 3212-7143, e-mail ouvidoria@palmas.to.gov.br, das 07 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Além do Whats Palmas, (63) 3212-7500, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.