População é orientada sobre segurança no trânsito durante o Carnaval

O Carnaval é culturalmente um momento de diversão e excessos, contudo, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) alerta para a prudência, principalmente no trânsito. Nas festividades ou em qualquer período, sempre que for dirigir, é preciso vigilância total para evitar acidentes e mortes.

A enfermeira da Área Técnica de Acidentes e Violências da SES-TO, Bruna Farias, fala sobre os cuidados a serem tomados no período. “No Carnaval, se vista de alegria, só não vale brincar com a vida. Se beber, não dirija. Afinal, um momento de descuido pode resultar em consequências irreversíveis. Vamos celebrar a alegria do carnaval com segurança, contribuindo para que todos cheguem aos seus destinos com saúde e felicidade. Lembre-se: a festa é para todos, mas a responsabilidade é de cada um de nós. Tenham um carnaval seguro e livre de sinistros de trânsito!”, frisa.

“Para reforçar a importância da prevenção e da promoção da saúde, nós convidamos a população tocantinense a contribuir para um cenário de redução de acidentes de trânsito, no período festivo. Álcool e direção é uma combinação perigosa. É preciso respeitar os limites de velocidade, utilizar cintos de segurança e garantir que todos os ocupantes do veículo estejam devidamente protegidos. Se for viajar, redobre os cuidados”, afirma a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da SES-TO, Hortência Farias.

A enfermeira da Área Técnica de Acidentes e Violências da (SES-TO), Jucélia Barreira, destaca que, “à medida que nos aproximamos do período festivo do Carnaval, é crucial lembrar a importância de celebrar com responsabilidade, especialmente quando se trata do trânsito. Durante esta época animada, queremos garantir que as alegrias não se transformem em tragédias. O trânsito intenso, combinado com as festividades, cria um ambiente desafiador nas estradas. Por isso, pedimos a todos os foliões e viajantes para redobrarem a atenção, seguindo medidas simples de segurança, pois elas podem salvar vidas”.

Responsabilidade

Não ultrapassar os limites de velocidade; dar a seta para indicar o local que vai seguir; respeitar a sinalização; não usar o celular no volante; fazer a manutenção do carro periodicamente; e usar cinto de segurança, são medidas cruciais que oferecem segurança no trânsito.

Se for beber e não tiver um colega sóbrio para dirigir, opte por outro meio de transporte, com motorista sóbrio. Se beber não dirija, esse ato traz segurança para a sua vida, e a do próximo. É preciso dirigir defensivamente, com atenção e cuidado, para evitar acidentes e resguardar a si mesmo e as outras pessoas.

Dados

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que em fevereiro de 2022, no Tocantins, 333 pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito. Já em 2023, foram 286 óbitos registrados no mês de Carnaval, em todo o Estado.