“Política forte, compromisso verdadeiro”, afirma Vicentinho Júnior sobre a nova federação União Progressistas

A recente federação entre o Progressistas e o União Brasil, agora oficialmente denominada União Progressistas (UP), marca não apenas a consolidação da maior expressão política do país, mas também um novo momento de diálogo, responsabilidade e construção coletiva voltado ao desenvolvimento regional.

Juntas, as duas siglas terão a maior bancada de deputados na Câmara, além do maior número de prefeitos e receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas partidárias.

No Tocantins, a coordenação da federação será compartilhada entre a senadora Professora Dorinha (União) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PP). Para o presidente do Progressistas no Tocantins, a aliança entre os partidos nasce da representatividade das lideranças nacionais, mas se constrói a partir da escuta e da vivência local. “Quem quer entender o Tocantins precisa andar pelas ruas, sentar nas praças e ouvir. Só se compreende vivendo aqui, é no dia a dia com as pessoas que a gente acerta”, declarou Vicentinho Júnior.

Presença do PP em todo o Tocantins

O deputado fez questão de ressaltar a presença sólida e articulada do partido em todas as regiões do estado. Atualmente, o PP conta com 15 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 142 vereadores, além de uma base crescente de lideranças comunitárias, sindicais e regionais. Essa representatividade expressiva consolida o Progressistas como um dos protagonistas do cenário político tocantinense.

“Nosso partido tem raízes espalhadas por todo o estado. São prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças que constroem diariamente, com muito trabalho, políticas públicas reais. Esse grupo é o coração pulsante do PP e será essencial nessa nova caminhada ao lado do União Brasil”, reforçou o presidente do PP-TO.

2026 e o papel do diálogo

Mais do que uma movimentação estratégica, Vicentinho Júnior defende que essa nova fase da política deve ser guiada por empatia, respeito mútuo e pela liberdade para sonhar. “Você tem que saber entender as necessidades, o projeto e a condição de cada qual envolvido. E o nome disso, por muitas vezes, chama-se empatia — se colocar no lugar do outro e compreender”.

Ao comentar os debates que envolvem a composição da chapa para 2026, o parlamentar reforça que o processo acontecerá com responsabilidade e naturalidade. “Nunca fui de cercear o sonho de ninguém, até porque eu não deixo que ninguém cerceie os meus. Eu vou atrás de sonhar, planejar e, mais à frente, de entregar.”

Com 109 deputados federais e 13 senadores, a União Progressistas representa a maior bancada do Congresso Nacional e se estrutura como uma potência de centro-direita. No Tocantins, a federação já começa a reunir nomes expressivos para o próximo pleito, mas Vicentinho reforça que as decisões serão tomadas no tempo certo e com base em projetos viáveis e compromissados com o desenvolvimento do estado.

“Esse é um momento de diálogo, de escuta e de respeito às diferenças. A política que queremos construir para o Tocantins começa agora — tem que ter espaço pra caber todo mundo, isso é fato”, concluiu Vicentinho Júnior.