Polícia de Paraíso prende homem investigado por mais de 20 crimes

A Polícia Civil do Tocantins prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira (29), um homem de 37 anos, identificado pelas iniciais E.S.A., suspeito de tentativa de estelionato. A ação foi realizada por equipes da 5ª Delegacia Regional de Paraíso do Tocantins, sob coordenação do delegado regional Manoel Frota Neto.

De acordo com a corporação, a prisão ocorreu após uma empresária de Colinas do Tocantins, proprietária de uma loja de materiais elétricos, procurar a polícia ao suspeitar que estava prestes a cair em um golpe. Ela informou que havia recebido uma ligação de um homem que se apresentou como “Genival”, suposto gerente de uma loja de móveis em Araguaína, e que teria encomendado R$ 23 mil em mercadorias, prometendo enviar o pagamento logo em seguida.

Ação policial e flagrante

Segundo a Polícia Civil, o golpista afirmou à vítima que um motorista passaria na loja para recolher os produtos e levá-los a Paraíso do Tocantins. Desconfiada, a empresária acionou a polícia, especialmente porque já havia sido vítima de um golpe semelhante semanas antes, com prejuízo de R$ 13 mil.

Com base nas informações repassadas, os agentes montaram uma campana na BR-153, próximo ao ponto indicado para a entrega das mercadorias. Quando o motorista da van chegou ao local e afirmou ser o responsável pelos produtos, foi preso em flagrante por tentativa de estelionato.

Durante a abordagem, os policiais encontraram dentro do veículo vários rolos de fios de cobre, supostamente obtidos em outro golpe praticado pelo suspeito. O material foi apreendido e encaminhado para perícia.


Histórico criminal

O suspeito foi levado à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Paraíso, onde foi autuado. Conforme o delegado Manoel Frota, o homem possui mais de 20 passagens policiais por crimes como estelionato, roubo, furto, violência doméstica e violação de medida protetiva. Em um dos casos anteriores, ele chegou a morder um segurança durante uma tentativa de furto de pneus.

“Além de atuar sempre tentando aplicar golpes em diversas cidades, esse indivíduo tem um grande poder de convencimento e acaba induzindo as pessoas em erro para obter vantagem indevida. Mas, agora, preso, ele deverá responder pelos crimes que é acusado de cometer”, afirmou o delegado.

Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Paraíso, onde permanece à disposição da Justiça.

Informações: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins