A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (6) a Operação Guardião do Futuro VI, que investiga crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil na internet.
Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência em Palmas, expedido pela Justiça Federal. No local, foram apreendidos diversos dispositivos de armazenamento de dados, que serão submetidos à perícia criminal de informática.
Segundo a Polícia Federal, os investigadores identificaram arquivos de fotos e vídeos de crianças em situação de abuso e exploração sexual que estavam sendo compartilhados em redes virtuais. O material apreendido será analisado para identificar a participação do suspeito e possíveis outros envolvidos e vítimas.
O suspeito poderá responder por posse e compartilhamento de material pornográfico envolvendo menores de idade, crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As penas, somadas, podem chegar a 10 anos de reclusão.
A PF informou que o nome da operação, Guardião do Futuro VI, faz referência ao compromisso contínuo da instituição no combate aos crimes de exploração sexual infantil e na proteção das crianças e adolescentes.