Na madrugada deste domingo (12), a Polícia Federal realizou a operação Mrãiwe, resultando na prisão de três indivíduos suspeitos de desmatamento na região central do estado de Tocantins. A operação também apreendeu um caminhão carregado de toras de madeira extraídas ilegalmente da terra indígena Xerente.
A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar e da Funai, buscou combater o desmatamento e a extração ilegal de madeira, preservando o meio ambiente e modos de vida das comunidades indígenas da região.
Durante a operação, além das prisões, um veículo utilizado como “batedor” no transporte das madeiras também foi apreendido.
Todo o material confiscado foi encaminhado para a sede da PF em Palmas. Se condenados, as penas podem somar até 15 anos de reclusão.
Em nota ao G1 Tocantins, o advogado Francisco José Sousa, representante dos suspeitos, se pronunciou sobre o caso. Ele informou que, caso não seja arbitrada fiança, seus clientes passarão por audiência de custódia na próxima segunda-feira (13).