Pesquisa Vope em Silvanópolis: Matheuzinho tem 55% das intenções e Dr. Deneis soma 33%

O município de Silvanópolis foi consultado na pesquisa de opinião sobre intenção de voto realizada pelo Instituto Voz e Pesquisa – Vope e Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins. O levantamento ocorreu entre os dias 18 e 21 de junho de 2024.

Com uma margem de erro de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE/TRE sob o número TO-03535/2024. A cidade de Silvanópolis conta com dois nomes como pré-candidatos ao Paço Municipal.

Liderando a pesquisa, na modalidade estimulada, com 55%, foi apontado o pré-candidato Matheuzinho, do Partido Progressistas, vindo em segundo lugar, o Dr. Deneis, do Partido Republicanos, com 33% das intenções de voto.

Os resultados também mostram que 7% dos entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 3% pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 2% dos participantes optaram por não responder.

Prefeitura e Governo

A pesquisa do Instituto Vope/Jornal Primeira Página também avaliou os mandatos do atual prefeito de Silvanópolis, Gernivon Adão (PSD) e do governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Os eleitores avaliaram a gestão dos chefes do Executivo Municipal e Estadual, respondendo à pergunta se aprovam ou não o trabalho deles. Os resultados estão contidos nos gráficos abaixo.

Registro no TSE/TRE sob o número TO-03535/2024

Rejeição de Dr. Deneis é a mais alta no município

Registro no TSE/TRE sob o número TO-03535/2024

Registro no TSE/TRE sob o número TO-03535/2024

Metodologia

Pesquisa quantitativa de intenção de voto em Silvanópolis (Eleições 2024), realizada pelo Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vope e Jornal Primeira Página, de Palmas, na modalidade espontânea e estimulada, entre os dias 18 a 21 de junho de 2024. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-03535/2024. Foram entrevistados 440 eleitores, tendo a pesquisa margem de erro de 4,5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q sendo parâmetros de sucesso e insucesso de determinado evento, tendo por objetivo o dimensionamento da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.

A aplicação dos 440 questionários ocorreu em 04 setores, formando conglomerados com os bairros da cidade. Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, o mês de maio de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda per capita da população.

Não havendo informação sobre renda, disponível no Censo 2022, foram utilizados os dados dessa variável encontrados nos relatórios do Censo 2010. Mais especificamente, as informações de rendimento do Censo 2010, que estão presentes na Página IBGE Cidades, que tem informações referentes a todos os municípios do Brasil. No caso específico, os dados de Silvanópolis.