A eleição para prefeito de Palmas, no ano que vem, já vem se cercando de muita expectativa, pois desta vez, será a mais disputada da história da jovem capital. Tendo alcançado 200 mil eleitores, a cidade está apta a levar o pleito para o segundo turno, caso no primeiro turno um candidato não alcance 50% mais 01 dos votos válidos.
Frente a isso, o Jornal Primeira Página antecipa-se e também pela primeira vez na sua história publica uma pesquisa no mês de setembro do ano anterior à eleição. A intenção é mostrar, quais dentre os nomes já anunciados como pré-candidatos, vem se destacando entre o eleitorado.
Para isso, na consulta estimulada, em que uma lista com os nomes é mostrada para o entrevistado, optou-se se por colocar apenas os nomes dos que já deixaram claro para a população o seu interesse em concorrer, chegando com isso a cinco nomes. Tendo sido deixado para a consulta espontânea, o apontamento de outros nomes pelo eleitor.
Realizada pelo Instituto Vope (Voz e Pesquisa Tocantins Eireli), a pesquisa ocorreu entre os dias 14 a 17 de setembro, em seis regiões de Palmas, com um total de 800 questionários aplicados. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Os resultados mostram que a deputada estadual Janad Valcari (PL) lidera com 29%, seguida do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) com 19%, uma diferença de 10 pontos percentuais. O terceiro lugar ficou para Eduardo Siqueira Campos (União Brasil), apontado por 12%.
O deputado estadual Junior Geo (Podemos), surge na quarta colocação, tendo obtido 9%, enquanto que Jairo Mariano (PDT), atual secretário de Governo de Wanderlei Barbosa e ex-prefeito de Pedro Afonso, ficou na última colocação, com 2%.
A eleição ainda tão distante eleva o número de indecisos, que nessa pesquisa representam 16%, enquanto que os que pretendem votar branco/anular o voto chega a 11%. Não responderam 2%. O Instituto Vope utiliza apenas números redondos.
Resultado na espontânea revela outros nomes
Esta rodada da pesquisa Vope/Primeira Página consultou também os eleitores na modalidade espontânea, em que eles citam o candidato preferido sem que vejam a lista dos nomes que constam na apuração estimulada.
Dessa forma, outros nomes apontados pelos eleitores surgiram dentro da apuração, conforme indicado no gráfico acima.
Destaca-se que a somatória dos Indecisos, Branco/Nulo e Não Respondeu representam juntos 31% dentro da pesquisa espontânea.
A campanha do ano que vem promete ser acirrada, com os candidatos buscando conquistar o apoio da população que busca mudanças significativas para o futuro de Palmas.
Carlos Amastha e Eduardo Siqueira estão com as maiores rejeições
Quanto à rejeição apurada pela pesquisa Vope/Jornal Primeira Página desta semana, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), somou a maior quantidade entre os eleitores entrevistados: 36%. Em seguida, aparece Eduardo Siqueira Campos (UB), como segundo maior rejeitado, com 19%.
A pesquisa segue com Janad Valcari (PL) somando 11% de rejeição, e por fim, Jairo Mariano (PDT) e Junior Geo (Podemos), apontados com 8% e 6%, respectivamente.
Entre os 800 entrevistados nesta rodada, 10% informaram não rejeitar ninguém, 8% branco/nulo e 2% não responderam ao questionário.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa realizada em Palmas pelo instituto Vope/Jornal Primeira de intenção de votos na Capital. A data das entrevistas ocorreu entre os dias 14 a 17 de setembro de 2023. Pesquisa com Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos. Levantamento quantitativo, nas modalidades espontânea e estimulada, realizado nas regiões Norte, Central e Sul de Palmas, com a região Sul sendo subdivida em 4 setores, através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.
O número de entrevistas teve por parâmetro o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Palmas, informados pelo TRE/TO. Amostra selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado de Palmas. Distribuição dos questionários por setores geográficos e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capta). O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.