Pesquisa Jornal Primeira Página/Vópe em Almas aponta liderança de Goianyr Barbosa com 44%

Por Sandra Miranda – Jornal Primeira Página

Pesquisa de intenção de voto no município de Almas, cidade situada na região sudeste do Tocantins, realizada pelo Jornal Primeira Página e pelo seu Instituto Voz e Pesquisa Tocantins (Vópe), de Palmas, revela a liderança de Goianyr Barbosa (Republicanos) na disputa pela prefeitura.

O levantamento foi conduzido entre os dias 15 a 17 de setembro de 2024, sendo entrevistados 360 eleitores de Almas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO com o número TO-04664/2024.

Na consulta estimulada, o candidato Goianyr Barbosa aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o candidato Neri (Progressistas) foi indicado por 39%. Entre os entrevistados, 12% se declararam indecisos e 5% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto.

A pesquisa possui uma margem de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95. A primeira rodada do Instituto Vópe foi divulgada no mês de agosto. Confira no gráfico abaixo a evolução dos candidatos nas duas pesquisas.

A rejeição do eleitor aos candidatos

Além das intenções de voto, o levantamento também avaliou a rejeição dos candidatos entre os eleitores de Almas. O eleitor entrevistado é indagado sobre qual dos nomes ele não votaria de forma alguma.

Neri (Progressistas) tem o maior índice de rejeição com 29%, enquanto Goianyr Barbosa (Republicanos) tem 17% de rejeição. Ainda, 43% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes, 6% optaram por branco ou nulo, e 5% não responderam.

Com 360 questionários aplicados, a pesquisa apresenta uma margem de erro de 5% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas ocorreram entre os dias 15 a 17 de setembro de 2024. O registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-04664/2024.

Metodologia utilizada

O Jornal Primeira Página e o instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vópe, de Palmas, realizaram pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito de Almas, na modalidade estimulada. A coleta junto aos eleitores ocorreu entre os dias 15 a 17 de setembro de 2024.

O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-04664/2024. Foram entrevistados 360 eleitores, e a pesquisa possui margem de erro de 5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 2ª Região.

As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da Pesquisa, que irão compor o Painel Amostral.

A aplicação dos 360 questionários ocorreu na zona urbana de Almas. Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, o mês de agosto de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).