Com o aumento do volume de chuvas nos últimos dias, transtornos podem ocorrer e causar danos e eventuais atrasos nos trajetos da população. Com isso, a Defesa Civil Municipal tem algumas dicas e informações importantes para que as pessoas permaneçam seguras mesmo com a grande quantidade de água que tem caído na Capital.
Somente nas últimas horas, entre a noite de terça-feira, 21, e a manhã desta quarta-feira, 22, Palmas registrou, na estação meteorológica da região norte, um volume de 30,7 mm de chuvas, valor que ainda pode aumentar no decorrer do dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por conta deste grande volume pluviométrico, pontos de alagamento e árvores caídas foram registrados em diversos setores de Palmas.
De acordo com a Defesa Civil, no entanto, não houve registro de vítimas ou ocorrências mais graves durante os temporais. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) já trabalha no recolhimento das galhadas e árvores caídas.
O superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Grama, explica que são necessários alguns cuidados extras durante esse período chuvoso. “Palmas tem uma estrutura viária muito boa. Por isso, orientamos aos motoristas que, em caso de chuvas fortes, evitem pontos de alagamentos por meio de vias alternativas. Também recomendamos que, por conta da baixa visibilidade, procurem estacionar seus veículos em locais adequados, longe da rede elétrica, pois existe o risco de rompimento dos cabos”, explicou.
Para os pedestres, os cuidados também devem ser redobrados. “Se estiver em casa, evite sair até a chuva passar, não tente enfrentar a tempestade. Caso já esteja na rua, busque abrigo, preferencialmente em edificações. Evite espaços abertos ou embaixo das árvores, pois existe risco de descargas elétricas”, completou.
Corpo de Bombeiros Militar
Na Capital, Palmas, foram realizados cinco atendimentos. O primeiro chamado foi registrado às 08h21 de terça-feira, para retirada de uma árvore que caiu na pista de corrida do Parque Cesamar. Logo depois, às 09h40, um chamado para retirada de árvore que havia caído sobre um carro, mas quando os bombeiros chegaram ao local, o veículo já havia sido retirado por terceiros.
Já na noite de terça, com a chuva intensa e muita ventania, o Corpo de Bombeiros Militar foi chamado para retirada de uma árvore que havia caído sobre um carro na quadra 401 Sul. Com auxílio de motosserra, os militares realizaram o corte e liberaram o veículo que ficou aos cuidados do proprietário. Na Avenida Teotônio Segurado os bombeiros também realizaram a retirada de três árvores que estavam bloqueando a passagem da pista.
Em Paraíso do Tocantins foram realizados dois atendimentos para retirada de árvores, na noite desta terça-feira. O primeiro foi para a retirada de galhos que invadiram a pista da BR 153, no km 517, após a queda de uma árvore. Os bombeiros realizaram o corte nos galhos e limpeza da pista.
Já no km 20, da BR 153, os bombeiros também realizaram a retirada de galhos que estavam obstruindo a pista.
CUIDADOS: Caso esteja em casa
• Não faça uso de “T’s”, ou benjamins. Prefira os filtros de linha
• Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia
• Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas
• Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água
• Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva
• Procure ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros
• Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a Energisa, pelo telefone 0800 721 3330
• Para solicitar o recolhimento de galhadas, a população pode entrar em contato via call-center da Seisp, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas pelo número (63) 3212-7426, ou via Whats Palmas, pelo 3212 7500, nos mesmos dias e horários.