Pela quinta vez, Vicentinho Júnior garante vaga na Comissão Mista de Orçamento

O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas-TO) assumiu nesta semana seu quinto mandato como membro titular da Comissão Mista de Orçamento (CMO), consolidando sua atuação no principal colegiado de definição dos recursos federais. A indicação foi formalizada após articulação com a cúpula do Progressistas.

Com experiência acumulada desde 2016 na comissão, o parlamentar tocantinense destacou o papel decisivo do órgão na execução de políticas públicas. “Todas as políticas públicas e ações de governo voltadas ao Tocantins, especialmente as grandes obras, passam pela Comissão Mista de Orçamento. É nesse espaço que asseguramos os recursos que tiram os projetos do papel e transformam realidades”, afirmou o deputado em entrevista.

Entre os resultados de sua atuação anterior, Vicentinho Júnior citou:

  • Investimentos em malha viária (BR-242 e BR-010)
  • Modernização do aeroporto de Araguaína
  • Conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia em Xambioá
  • Universalização do acesso à energia elétrica

Um dos projetos recentes viabilizados foi a extensão da rede elétrica para a comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, beneficiando 211 famílias na região sudeste do estado. O trabalho na comissão permitiu a destinação de R$ 12,7 milhões para a obra, que incluiu 356 km de rede de distribuição.

O parlamentar recebeu o apoio explícito da liderança partidária para a recondução. “Agradeço ao senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, e ao nosso líder na Câmara, deputado Luizinho, pela confiança e pelo apoio à indicação para a comissão mais relevante do Congresso. Reafirmo meu compromisso com os municípios tocantinenses e com as obras que promovem dignidade, infraestrutura e desenvolvimento para o nosso estado”.

A CMO, composta por deputados e senadores, tem como principais atribuições analisar o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Geral da União. A comissão opera em regime de urgência constitucional, com prazos rígidos para apreciação das matérias.

Informações: ASCOM Vicentinho Júnior