Servidores efetivos da região de Paraíso do Tocantins foram os primeiros participantes do diálogo que busca alinhar à proposta aos anseios da classe.
Servidores da Superintendência Regional de Educação de Paraíso do Tocantins participaram, nesta terça-feira, 4, da primeira plenária para a revisão da proposta do Governo do Tocantins para o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação. O evento, realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Rita Andrade dos Santos, contou com a participação de mais de 250 profissionais efetivos, que serão impactados diretamente pelas mudanças.
O titular da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz, iniciou o diálogo com os trabalhadores da Educação demonstrando as tabelas da evolução na remuneração mediante a progressão funcional, bem como as melhorias propostas pelo Governo com foco na valorização dos educadores tocantinenses.
“Iniciamos hoje essa série de encontros com os professores para apresentarmos em detalhes a proposta do Governo, pontuando cada avanço que o novo PCCR traz, mas principalmente para dialogar com os nossos servidores, para construirmos juntos um plano que atenda aos anseios da classe e que seja sustentável”, ressaltou o professor Fábio Vaz.
Para o professor de história, Júlio César Sanches Silva, lotado na Escola Estadual de Tempo Integral Rita Andrade dos Santos, as plenárias representam um importante passo para o diálogo entre o Governo e os servidores. “Essa iniciativa é interessantíssima e muito necessária, pois mostra a transparência da forma como o governo vem trabalhando. É gritante a necessidade de uma reformulação do nosso plano e dar voz à classe, da forma como ocorreu aqui hoje, é muito gratificante. Apoio o que foi apresentado, mas acho que é interessante levar em consideração os outros fatores que estamos discutindo aqui. Estou confiante de que o resultado vai agradar à categoria”, ponderou.
O professor de geografia, Fábio Adriano, da Escola de Tempo Integral Paulina Câmara, destacou a relevância das demandas serem discutidas pessoalmente pelo secretário. “Sou do concurso de 2001, e essa é uma atitude talvez não vista antes, que além de técnica, mostra o lado muito humano do secretário de se expor em contato diretamente com o professor para poder ouvir as demandas. E isso é muito positivo”, enfatizou.
As plenárias de revisão do plano serão realizadas durante o mês de fevereiro e início de março nas 13 SREs, possibilitando a participação dos servidores efetivos de todo o território tocantinense na construção do novo PCCR da Educação.
Comissão
Para a construção do novo plano, foi instituída a comissão pelo Decreto 6.802, de 6 junho de 2024, composta por seis instituições representativas: a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado da Administração (Secad), a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Instituto de Previdência Social (Igeprev) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).