Participantes do Festival Gastronômico de Taquaruçu recebem noções básicas de empreendedorismo

Empreender e obter sucesso para futuros negócios no ramo da gastronomia foram pontos abordados no curso de empreendedorismo do Sebrae-TO, em parceria com a Agência Municipal de Turismo (Agtur), oferecido aos participantes do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), nesta quarta-feira, 23, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O Festival Gastronômico de Taquaruçu acontece de 6 a 10 de setembro.

Para a consultora do Sebrae-TO, Tainara Tomaz, o empreendedorismo no setor gastronômico é uma oportunidade emocionante para criar impacto, expressar criatividade e contribuir para a riqueza cultural do Estado. “O futuro é brilhante para aqueles que se atrevem a sonhar grande e trabalhar arduamente para realizar esses sonhos, e vocês que estão no festival, já mostraram essa coragem dando o primeiro passo para empreender com sucesso na gastronomia”, ressaltou a consultora.

Durante o encontro, a participante e empreendedora do ramo de gastronomia há mais de 20 anos, Eliene Aguiar, aconselhou aos demais que fossem ousados e investissem na qualidade e na quantidade de produtos nos dias do evento. “Sempre tive sucesso de vendas no festival, e nas demais feiras que participo, eu não tenho medo de empreender, pois eu uso produtos de qualidade, e gosto de acompanhar toda as etapas de produção e organização, assim, sei que o cliente vai sair satisfeito, e o retorno é garantido”, enfatizou a empreendedora.

Kenia Borges, que é empreendedora em gastronomia no distrito de Taquaruçu, também reforçou a importância que tem a qualificação para os negócios gastronômicos. “Todos os anos nós participamos como empreendimento de Taquaruçu, é sempre um novo conhecimento para ser aplicado no nosso estabelecimento”, destacou a participante. 

Finalizando o evento, a diretora de Promoção e Eventos da Agtur, Mônica Hardman, repassou aos participantes algumas mudanças que terá na estrutura do evento. Em seguida realizou-se o sorteio das tendas com numeração de cada um dos participantes, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município de Palmas (DOM), nesta sexta-feira, 25. “Este ano estamos realizando algumas mudanças na forma de numerar as tendas, e para melhorar o fluxo e ter isonomia entre os participantes, nós não vamos separar as tendas por categoria, e sim mesclá-las, com as cinco categorias presentes no circuito”, finalizou a diretora. 

Durante o encontro foram entregues os certificados do curso de capacitação de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos, ministrado em parceria com o curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Vigilância Sanitária Municipal (Visa).