O Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira retomou nesta segunda-feira (4) as atividades do segundo semestre de 2025. Atualmente, o espaço atende 360 idosos com ações gratuitas voltadas à promoção da saúde e do bem-estar da população com 60 anos ou mais. As inscrições permanecem abertas.
Interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Quadra ACSU-SO 30 (301 Sul), Avenida NS-01, esquina com a Av. LO-09, próximo à loja Havan. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar atestado médico que libere a participação nas atividades físicas.
Programação inclui atividades físicas e de convivência
Entre as práticas oferecidas estão treinamento funcional, hidroginástica, zumba, academia ao ar livre, rodas de conversa, grupos de convivência, orientação pedagógica e o Projeto Vó Vôlei. A proposta é estimular o envelhecimento saudável e fortalecer os vínculos sociais.
A gerente do parque, Ilma Jardim Vieira, reforça que as vagas estão disponíveis e que o programa é direcionado exclusivamente à população idosa. “Para se inscrever é necessário ter 60 anos ou mais e apresentar atestado médico que libere a participação do idoso”, explicou.
Alta adesão marca retorno das atividades
Segundo o educador físico Allan Dutra, cerca de 100 idosos participaram das atividades já no primeiro dia de retorno. “Tivemos um público expressivo e feliz com o reinício das aulas, o que mostra o quanto esse equipamento público é importante”, avaliou.
Frequentadora desde junho, a aposentada Geni Aparecida Ruiz relatou melhorias em sua qualidade de vida após ingressar nas atividades. “Tudo mudou para melhor, inclusive, minha mente e meu corpo. Participar das atividades aqui ajudou a melhorar a minha autoestima. Sou bem mais feliz”, afirmou.
O marido de Geni, Valdir Ruiz, também aposentado, destacou os benefícios da participação. “Hoje tenho mais disposição e, além disso, me sinto mais integrado, faço novas amizades”, contou. “Julho até demorou a passar, estava contando os dias para retornar.”
Informações: France Santiago/Secom Palmas