Para presidente do TRE-TO, inédito segundo turno em Palmas ficará marcado na história do Tocantins 

Magistrado visitou o cartório eleitoral e os postos de votação de Palmas neste domingo, 27.

Um marco na história de Palmas, o 2º turno das eleições municipais de Palmas ocorreu em 82 locais de votação do município. Para acompanhar o andamento dos processos eleitorais, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, visitou o cartório eleitoral e postos de votação neste domingo, 27.

Durante visita no cartório da 29ª Zona Eleitoral, o magistrado parabenizou a condução do pleito eleitoral na capital, com expectativas de rapidez na totalização dos votos.

“Parabenizo toda a equipe pela condução deste histórico segundo turno em Palmas. Ao visitar os locais de votação vi que tudo fluiu muito bem, pois não houve registro de filas. Isso ocorre devido a boa condução da equipe capacitada como também da tecnologia”, declarou o presidente, João Rigo Guimarães.

Ao final do dia, ele acompanhou com demais membros da Corte a apuração no gabinete da presidência. Estiveram presentes a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, e os juízes Rodrigo Meneses dos Santos, Antônio Paim Broglio, Wagmar Roberto Silva, o procurador Rodrigo Mark Freitas e o juiz José Ribamar Mendes Junior. 

Condução das eleições

O juiz eleitoral da jurisdição de Palmas, Gil de Araújo Corrêa, destacou que o processo eleitoral ocorreu dentro do previsto. “Tudo caminhou dentro do que já prevíamos. Fui pessoalmente nas seções eleitorais e acompanhando de perto cada passo. Os eleitores que compareceram nos locais de votação exerceram o direito de voto e contribuíram com o maior ato democrático fazendo parte desse momento histórico de Palmas”, ressaltou.

Ainda durante o circuito de visitas, o presidente passou pelas salas, conversou com mesários,  conferiu informações sobre a presença dos eleitores para o exercício do voto.  Na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, que sedia o Teste de Integridade e o Teste de Integridade com Biometria, o magistrado João Rigo Guimarães inspecionou os processos realizados pelas equipes e registrou a satisfação em ver cada servidor atuando com dedicação em suas funções para garantir o pleno exercício e fortalecimento da democracia atestando a confiabilidade do voto.

“Tenho certeza que ficará marcado na vida dos membros da Corte, dos juízes eleitorais, servidores, colaboradores, mesários e assim como de voluntários pelo trabalho de excelência realizado pelos agentes que fazem a força de frente da Justiça Eleitoral do Tocantins. Todos eles garantiram um pleito seguro e legítimo para a sociedade”, destacou o desembargador.