Palmas 40 graus! As temperaturas elevadas e com sensação térmica ainda maior, mas deve fazer ainda mais calor. 10 capitais brasileiras devem bater os recordes de temperatura para o ano de 2023 até o fim de semana. Palmas é uma dessas cidades, a capital deve registrar 40 graus.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi em 2017 que Palmas registrou a temperatura mais alta da série histórica. Foi no dia 25 de outubro que os termômetros marcaram 43 graus.
“Ar-condicionado em casa e no trabalho! Só assim para aguentar! Já até imagino como vai ficar a conta de luz no fim do mês. O bolso com certeza vai chorar!”, lamenta o agente de polícia Cláudio Martins.
Segundo o Climatempo essas ondas de calor que atingem boa parte do país são atípicas. A agência reconhece ainda que a população do Norte, Centro-Oeste está acostumada com temperaturas na casa de 40º, mas que existe a possibilidade de registros com 42 e até 43º graus. O fenômeno é causado pelo El Niño e deve durar até o fim de setembro.
Calorão não é exclusividade das capitais
O alerta de ondas de calor e temperaturas acima de 40º graus vale para todo o Tocantins. Boa parte do estado está com alerta de perigo também para a baixa umidade do ar. Segundo o Inmet, A Umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%. Esse cenário acarreta risco de incêndios florestais e à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O calor apertou tanto que a estudante Emilly Thaysa de Araguaína fez uma experiência e conseguiu fritar um ovo no asfalto. Ela usou uma frigideira direto no asfalto para preparar o ovo.
O preparo foi filmado e postado nas redes sociais. O alimento ficou mais de uma hora exposto ao sol, algumas partes não fritaram por inteiro. Para não desperdiçar, a estudante levou o ovo para fogão, finalizou o preparo e pronto! Prato finalizado com sucesso!