Diante dos baixos índices de vacinação em Palmas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) lançou o Projeto Missão Imunizar, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal na capital e reduzir o risco de reintrodução de doenças já controladas, como o sarampo. A iniciativa foi apresentada pela secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, em reunião com os demais secretários da Prefeitura, que buscará o envolvimento de todas as pastas nas ações.
A proposta do projeto inclui o mapeamento e a imunização de todos os públicos, com foco principal nas crianças, que têm apresentado alta taxa de atraso vacinal. Segundo Dhieine, “o objetivo foi apresentar o Projeto Missão Imunizar e unir forças com todos os secretários para reverter a baixa cobertura vacinal em Palmas”. Ela reforçou que as ações serão ampliadas com o apoio de todas as secretarias municipais.
Entre as estratégias já definidas estão:
-
Parceria com a Educação: a partir da primeira semana de agosto, a Semus e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizarão campanhas de vacinação dentro das escolas, com busca ativa de estudantes com o cartão de vacina desatualizado;
-
Ação Metropolitana: a Secretaria da Região Metropolitana vai articular uma mobilização com os 31 municípios do entorno de Palmas, ampliando a abrangência da campanha;
-
Servidores Públicos: ainda em agosto, a Semus iniciará uma campanha voltada à atualização da caderneta vacinal dos servidores da Prefeitura.
Como forma de mobilização pessoal, a secretária solicitou que todos os gestores presentes na reunião verifiquem seus próprios cartões de vacinação e os de seus familiares, reforçando a importância da imunização como medida coletiva de saúde pública.
Segundo dados mais recentes da Semus, os índices de cobertura vacinal em Palmas estão abaixo da meta de 95% recomendada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Informações: Aline Sêne/Secom Palmas