A Prefeitura de Palmas abriu nesta segunda-feira (13) quatro licitações para a construção de novas unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Os projetos incluem o Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar (CPNp), o Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), a Unidade de Atenção Especializada (policlínica da região sul) e uma Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim Aureny II.
As obras integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal e do Ministério da Saúde (MS), que destinou R$ 31,2 milhões ao município para execução das estruturas. Também está prevista a construção de um novo Caps porte II, cujo processo licitatório encontra-se em fase final de análise, com resultado previsto até novembro.
A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que os investimentos representam um avanço na estrutura de atendimento da rede pública.
“São obras essenciais que Palmas receberá. A construção de um futuro mais saudável e digno para os palmenses, que terá o seu primeiro Centro de Parto Normal para o acolhimento adequado de mães e bebês. É a materialização de um sonho coletivo por uma saúde pública mais forte, com a ampliação dos serviços e um reforço importante na área psicossocial”, afirmou.
Novas unidades previstas
O Centro de Parto Normal será construído na quadra ACNE 1 (104 Norte), próximo ao Hospital Dona Regina e à sede da Prefeitura. Com 1.475 m² de área construída, o espaço permitirá cerca de 900 partos por ano, oferecendo quartos equipados com cama, poltrona e banheira para partos na água.
O Caps III, que funcionará 24 horas por dia, será instalado na quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul), ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Emílio Fernandes. O projeto inclui consultórios, salas de convivência, quartos coletivos e cozinha industrial.
Já o Caps II, localizado no setor Vale do Sol, contará com 1.013 m² de área construída e funcionará das 7h às 19h, voltado ao atendimento de pessoas em sofrimento psíquico intenso, incluindo casos relacionados ao uso de substâncias psicoativas.
A policlínica da região sul, por sua vez, será edificada no Jardim Aureny II, ao lado da UPA Sul Gerson Pires de Aguiar, com 3.213 m² de área construída. O espaço contará com centro cirúrgico ambulatorial, serviços de imagem e diagnóstico (como tomografia e endoscopia) e consultas presenciais e por telemedicina.
A nova Unidade de Saúde da Família (USF), também no Jardim Aureny II, terá 1.666 m² e será a maior do município, com estrutura para atender cerca de 13 mil moradores. A unidade contará com cinco equipes de atenção básica, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas e multiprofissionais.
Informações: Gabriela Letrari