A Prefeitura de Palmas inicia nesta terça-feira (2) o diagnóstico e o cadastramento habitacional das famílias que vivem nas áreas incluídas no Programa Palmas Mais Resiliente, começando pelos setores Jardim Santa Bárbara e Jardim Aureny II. A etapa marca o início do processo técnico que vai orientar as intervenções de urbanização previstas para a região do Córrego Machado.
O trabalho será conduzido por equipes das secretarias de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Habitação, além da Defesa Civil Municipal. Na semana anterior, nos dias 27 e 28, os cadastradores participaram de treinamentos sobre os objetivos do programa, as ações planejadas e o questionário que será aplicado aos moradores.
O levantamento coletará informações sobre perfil das famílias, características das edificações e atividades econômicas locais. Os dados também vão subsidiar, quando necessário, processos de reassentamento considerados seguros e justos pelos órgãos envolvidos.
Intervenções previstas
O Programa Palmas Mais Resiliente prevê obras de infraestrutura, recuperação ambiental e ações sociais voltadas aos moradores das proximidades do Córrego Machado. Entre as intervenções estruturais estão melhorias no controle de alagamentos, contenção de transbordamentos, prevenção de deslizamentos e mitigação de ilhas de calor.
“As obras do Programa Palmas Mais Resiliente, que incluem o Parque dos Pioneiros, vão ajudar a reduzir problemas como alagamentos, transbordamentos do córrego, deslizamentos e o excesso de calor. Uma das ações previstas é o plantio de árvores e recuperação de áreas verdes degradadas em pontos estratégicos da região”, destacou o secretário-executivo de Planejamento Urbano, Lúcio Milhomem.
Além da parte estrutural, o programa também prevê medidas de desenvolvimento socioeconômico, como cursos de capacitação profissional, apoio a pequenos negócios, implantação de hortas comunitárias e auxílio para pequenas reformas nas residências.
Atendimento aos moradores
Em caso de dúvidas sobre o cadastramento, os moradores podem procurar a Subprefeitura da Região dos Aurenys e Taquaralto, instalada no Laboratório de Articulação Urbana, no Jardim Aureny III, em frente ao Sesc.
Outros canais de atendimento:
- Diretoria de Engenharia Habitacional – (63) 3212-7385
ACSE 01 – Av. JK – Edifício Via Nobre Empresarial, Lote 28 A – 4º Andar - Ouvidoria – (63) 99219-9853
ACSU-SE 50 – Av. NS-02, Conj. 1 – Edifício Buriti, 3º Piso
E-mail: ouvidoria@palmas.to.gov.br - Site: ouvidoria.palmas.to.gov.br/ouvidoria
Informações: Samuel Cunha/Secom Palmas