Palmas alcançou o maior Índice de Progresso Social (IPS) da Região Norte, conforme os dados do IPS Brasil 2025, consolidando-se como uma das cidades com melhor qualidade de vida do país. A capital tocantinense obteve nota 68,18 e ficou na 7ª colocação entre as capitais brasileiras, à frente de grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e Florianópolis, conforme divulgado pelo IPS, desenvolvido pela organização internacional Social Progress Imperative (SPI).
O levantamento, que avaliou os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais, divididos nas dimensões “Necessidades Humanas Básicas”, “Fundamentos do Bem-Estar” e “Oportunidades”, posiciona Palmas como uma referência nacional em progresso social. A cidade integra o grupo 1 da classificação geral — o mais elevado do ranking — que reúne os 358 municípios com melhores resultados no país. Este é o segundo relatório lançado (o primeiro foi em 2024) abrangendo todos os 5.570 municípios brasileiros e está sendo atualizado este ano.
Além disso, Palmas se destacou na dimensão “Oportunidades”, entrando para o grupo dos 20 municípios brasileiros com melhores indicadores nesta categoria, que inclui aspectos como liberdades individuais, inclusão social, acesso à educação superior e direitos humanos.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, celebrou o reconhecimento e destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e humano da cidade. “Palmas é hoje uma referência nacional em qualidade de vida e oportunidades, como comprova o IPS Brasil 2025, que nos coloca no topo do Norte e entre as dez melhores capitais do país. Esse resultado reflete o compromisso da nossa gestão em garantir direitos, investir em educação, promover inclusão e criar condições para que cada cidadão alcance seu pleno potencial. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e visão de futuro para fazer de Palmas uma cidade cada vez melhor para se viver.”
Estado
Outro ponto de destaque para o Tocantins é o fato de que quatro municípios do estado — Palmas, Colinas do Tocantins, Araguaína e Combinado — estão entre os 10 com melhor desempenho da Região Norte.
O IPS é um índice multidimensional que mede diretamente o bem-estar da população. Segundo o relatório, “o progresso social é a capacidade de uma sociedade de atender às necessidades humanas básicas de seus cidadãos, estabelecer os pilares que permitem a melhoria sustentada da qualidade de vida e criar condições para que todos alcancem seu pleno potencial”.
Informações: Jéssica Sá