Palmas é a capital que tem a maior taxa de população ocupada com trabalho remunerado

Palmas é a capital do Brasil com maior taxa de população ocupada em 2023, chegando a 70,3%, o que corresponde a cerca de 195 mil pessoas. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta na síntese de indicadores sociais (SIS). “Para entender essa questão dos índices do alto desempenho de Palmas em relação ao emprego, é importante que a gente retroceda a 2020, ano da pandemia, onde uma significativa perda dos empregos ocorreu em escala global. Em Palmas não foi diferente, apresentando um alto impacto na redução do nível de empregos até junho de 2020, segundo o economista e diretor do Banco do Povo, Marlo Galvão. 

Sobre o cenário positivo atual, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Carla de Paula, ressalta que o alcance desses números se deve à criação e implantação da Casa do Empreendedor em 2021. “Com a Casa do Empreendedor começamos um processo de fomento e de retomada econômica da cidade”. 

Carla também elenca a aplicação de alguns benefícios, tais como: a desburocratização e simplificação dos processos, desoneração e redução de impostos, a exemplo da lei da liberdade econômica e a aplicação da Lei 123/06 da Micro e Pequena Empresa, com a dispensa de licenças e alvarás para negócios considerados de baixo risco sanitário e ambiental. “Isso promoveu um estímulo para que as empresas se formalizassem, crescessem, se desenvolvessem e consequentemente gerassem mais emprego e mais renda”, enfatizou a gestora.

Carla também destaca que houve revisão em legislações culminando na desburocratização e no estímulo de acesso ao crédito. “Aumentamos o acesso ao crédito no Banco do Povo, que antes era de cinco mil, passando para dez mil e chegando atualmente em 20 mil reais. Também ampliamos a oferta de capacitações nesses últimos três anos na Casa do Empreendedor, por meio de parcerias com o sistema S e universidades, bem como o estímulo e apoio à inovação junto à comunidade de startups. Por fim, toda essa ambiência com o olhar de políticas públicas de desenvolvimento econômico é que possibilitou, que nós conseguíssemos colocar Palmas nesse patamar”, finaliza a gestora.