Pais de alunos que estudam na Escola Municipal Padre Luso Matos em Porto Nacional estão preocupados com o futuro dos estudantes. Os responsáveis contam que foram informados que a escola seria fechada, mas que não houve explicações sobre os motivos e principalmente sobre o que vai acontecer com a comunidade escolar.
“Nós já estamos no meio do ano e do nada vem essa informação. Mudar de escola agora? Nessa altura do campeonato?”, questiona Fábio Silva, pai de uma das alunas da instituição.
“Nós queremos uma resposta. Vai fechar? Por qual motivo? Para onde meu filho vai? Ele ainda terá o direito de estudar perto de casa?”, questiona Vanessa Soares, mãe de um aluno que também frequenta a escola.
Os pais estão preocupados principalmente em relação a distribuição dos alunos para outras escolas. O principal receio é sobre a distância da nova instituição de ensino.
“Aqui tem gente que leva as crianças a pé, porque é perto de casa. Também vejo muitos pais de alunos que só tem a bicicleta como meio de transporte. Imagine se a distância for muito grande e esse pai ter que pedalar mais, debaixo do sol quente?”, pontua Vanessa.
Por causa da falta de informações alguns pais protocolaram na secretaria de educação de Porto Nacional um pedido de informações sobre o que deve acontecer.
“Hoje essa escola atende mais de 170 alunos. O que a gente sabe é que o prédio onde funciona a escola tem dívidas, mas não temos mais informações. Precisamos de uma resposta da prefeitura de Porto Nacional” afirma Fábio.
Desde o início do mês o promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira está acompanhando o caso. Já foi feito uma reunião com a secretária de educação do município. Já foi solicitado da gestão municipal detalhes sobre os motivos que foram considerados para o fechamento da escola, sobre a destinação de alunos e servidores que atuam na instituição e sobre o processo de comunicação com os pais e responsáveis pela comunidade discente. Nós também procuramos a secretaria de Educação de Porto Nacional e até o momento não houve resposta.