Pacientes reclamam de falta de medicamentos em Palmas; prefeitura diz que processo licitatório está em andamento

Pacientes que dependem de medicamentos fornecidos nas farmácias de unidades de saúde estão enfrentando dificuldades para conseguir os remédios. Uma vistoria do Ministério Público (MP) encontrou irregularidades nas unidades de saúde que foram visitadas pelas equipes.

É o caso do Centro de Assistência Psicossocial onde mais de 20 medicamentos estão em falta.  Em outras farmácias do município de Palmas também foram encontrados remédios com caixas vazias.

Já a Secretaria Municipal de Saúde  informou que os medicamentos que estão em falta estão sendo comprados. Uma licitação para a compra de todos os itens da relação municipal de medicamentos essenciais está sendo finalizada, sendo que as medicações dos centros de atenção psicossocial têm previsão de entrega para a próxima semana.

Como existem reclamações sobre a falta de fraldas, gaze e sonda, a prefeitura informou que no caso das fraldas, a Semus informa que tem no estoque os tamanhos P adulto e G infantil, sendo que as demais passarão por processo licitatório, marcado para o dia 28 de julho, conforme Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 17.

A gaze não encontra-se em falta na rede municipal. A respeito das sondas, a Semus explica que dispõe dos números 10 e 12. A de número 08, que é pouco usual, está em processo de entrega, também prevista para a próxima semana.