O Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Tocantins (Sisp/TO) agora conta com novos membros. Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins) e Marinha foram apresentados durante reunião ocorrida nesta quinta-feira, 16, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Capital.
Além da apresentação dos novos membros, também foram debatidos temas relacionados ao Plano Amas, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa o fortalecimento da presença do Estado na Região Amazônica, com o combate a crimes ambientais e de outros tipos.
“Estamos muito felizes com a chegada desses novos órgãos que vêm fortalecer o Sistema de Inteligência e Segurança Pública. Quanto mais membros, mais troca de informações e mais efetividade nas ações. Também é importante lembrar que manter esses encontros ativos aproxima os órgãos, o que possibilita uma resposta mais rápida já que você conhece as pessoas e as coisas vão fluindo de forma natural”, destacou a delegada e diretora de Inteligência da Polícia Civil, Luciana Midlej, que presidiu a reunião.
Participando pela primeira vez, Bruno Borges, membro do setor de Inteligência do Ibama, falou sobre a importância do trabalho conjunto. “Estamos abertos a contribuir e a alimentar essa via de mão dupla, que é de suma importância para que possamos nos antever à ocorrência de crimes. Sem dúvidas, um trabalho feito em conjunto gera muito mais resultados positivos”, disse.
Sisp
O Sisp é um sistema cooperativo e colegiado que visa a coordenação e a integração das atividades de inteligência de segurança pública do Tocantins em todos os níveis.
Ele é composto pelas agências ou unidades de inteligência designadas dos órgãos que o integram, sendo: Secretaria da Segurança Pública; Polícia Militar do Tocantins; Polícia Civil Estado do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; Secretaria da Cidadania e Justiça; Casa Militar; Departamento Estadual de Trânsito; Secretaria da Fazenda e Planejamento; Ministério Público do Tocantins; do Tribunal de Justiça do Tocantins; Tribunal de Contas do Estado do Tocantins; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência e os quatro novos órgãos que foram apresentados nesta quinta-feira.