Na manhã desta quinta-feira (29), durante a execução dos mandados de busca da operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal, um arsenal de armas e uma quantia superior a R$ 680 mil em espécie foram apreendidos em uma residência em Palmas. Entre os itens apreendidos estavam aproximadamente 110 mil dólares e 26 mil euros, além de 77 armas de fogo, entre elas fuzis e pistolas.
Os valores em espécie e as armas foram encontradas na residência de Frederico Moraes de Barros Carvalho, que figura entre os investigados na operação. A defesa de Frederico alegou que o armamento encontrado constitui uma coleção adquirida nos Estados Unidos, tendo ingressado no Brasil de maneira legal, da mesma forma que os valores em dólares e euros.
Os mandados expedidos fazem parte das investigações relacionadas aos financiadores dos atos antidemocráticos em todo o país. No Tocantins, a PF identificou os responsáveis que levaram ao bloqueio da ponte da Integração entre Palmas e Luzimangues, logo após a conclusão das eleições presidenciais de 2022.
De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente 50 indivíduos associados desempenharam um “papel de protagonismo” na organização das manifestações. Entre os investigados constam lideranças religiosas e até dois coronéis da Polícia Militar do Tocantins, como o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Clauber de Abreu Martins.
Lesa Pátria
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão em diversos estados. Tocantins (8), São Paulo (6), Mato Grosso do Sul (2), Paraná (3), Rio Grande do Sul (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e no Distrito Federal (2).