Operação da FICCO e PMTO resulta em prisão de piloto

Um piloto de 43 anos foi preso neste sábado (21) na zona rural de Dueré, no sul do Tocantins, suspeito de tráfico internacional de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A ação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), que também apreenderam a aeronave utilizada.

Aeronave monitorada

Segundo a polícia, a operação ocorreu após compartilhamento de informações sobre um avião suspeito que teria como destino uma fazenda da região. No local, equipes do Batalhão de Choque e do Grupo de Operações com Cães encontraram um monomotor modelo Cessna 210.

O piloto foi localizado em um alojamento da propriedade. Conforme a corporação, o vínculo dele com a aeronave foi confirmado após o celular do suspeito se conectar automaticamente à rede de internet via satélite instalada no avião.

Drogas, arma e rota internacional

Durante as buscas, com apoio do cão farejador K9 Alfa, os policiais encontraram na cabine uma garrucha calibre .380, munições e uma porção de maconha.

Na mochila do suspeito, foram apreendidas porções de substância semelhante à cocaína, folhas de coca, um aparelho GPS com registro de rota internacional, dinheiro em moedas estrangeiras — como dólares, bolívares e pesos colombianos — além de cartões bancários e chips telefônicos.

Caso segue na Polícia Federal

O homem, o material apreendido e a aeronave foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Palmas, responsável pela condução dos procedimentos legais.