Um piloto de 43 anos foi preso neste sábado (21) na zona rural de Dueré, no sul do Tocantins, suspeito de tráfico internacional de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A ação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), que também apreenderam a aeronave utilizada.
Aeronave monitorada
Segundo a polícia, a operação ocorreu após compartilhamento de informações sobre um avião suspeito que teria como destino uma fazenda da região. No local, equipes do Batalhão de Choque e do Grupo de Operações com Cães encontraram um monomotor modelo Cessna 210.
O piloto foi localizado em um alojamento da propriedade. Conforme a corporação, o vínculo dele com a aeronave foi confirmado após o celular do suspeito se conectar automaticamente à rede de internet via satélite instalada no avião.
Drogas, arma e rota internacional
Durante as buscas, com apoio do cão farejador K9 Alfa, os policiais encontraram na cabine uma garrucha calibre .380, munições e uma porção de maconha.
Na mochila do suspeito, foram apreendidas porções de substância semelhante à cocaína, folhas de coca, um aparelho GPS com registro de rota internacional, dinheiro em moedas estrangeiras — como dólares, bolívares e pesos colombianos — além de cartões bancários e chips telefônicos.
Caso segue na Polícia Federal
O homem, o material apreendido e a aeronave foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Palmas, responsável pela condução dos procedimentos legais.