Ônibus de turismo que transportava 50 pessoas cai no rio Tocantins em Tocantinópolis

Um ônibus de turismo com 50 pessoas a bordo, entre passageiros e motoristas, caiu no rio Tocantins na madrugada deste domingo (26) após apresentar falha nos freios ao tentar embarcar em uma balsa, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tocantinópolis, no norte do estado. O acidente ocorreu por volta das 0h20 e resultou na morte de um motorista de 25 anos, que descansava no bagageiro e ficou preso dentro do veículo.

De acordo com a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o ônibus, da empresa Gustavo Turismo, perdeu o controle ao acessar a embarcação, rompeu a grade de proteção e caiu parcialmente na água. O motorista que conduzia no momento, de 26 anos, conseguiu escapar pelas janelas, sofrendo apenas ferimentos leves. Outras duas pessoas — um homem de 31 anos e uma criança de 7 — também ficaram levemente feridas.

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo do motorista que estava desaparecido na manhã deste domingo, durante as buscas no rio. Segundo a corporação, barqueiros e funcionários da balsa auxiliaram no resgate dos passageiros, evitando uma tragédia maior. Parte dos ocupantes conseguiu sair do veículo antes mesmo do embarque, quando perceberam que o ônibus estava com dificuldade de frenagem.

O local foi isolado pela Polícia Militar, que prestou apoio às vítimas e acionou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a perícia técnica. Uma empresa privada colaborou na retirada das bagagens de dentro do ônibus, que permanece parcialmente submerso no rio Tocantins.

O gerente da empresa de transporte iniciou tratativas para providenciar um guincho que fará a remoção completa do veículo. A balsa envolvida no acidente foi encaminhada para Porto Franco (MA), cidade vizinha, onde será submetida a procedimentos periciais e protocolos da Marinha.

A travessia entre Tocantinópolis (TO) e Porto Franco (MA) segue sendo realizada por outras duas balsas que continuam operando normalmente.