Serão realizadas na terça-feira, 30, as provas da 1ª fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, 181.148 estudantes estão inscritos na olimpíada provenientes de 714 unidades escolares e com o registro de todos os municípios inscritos.
Essa primeira prova será realizada na própria escola, será objetiva e de caráter eliminatório. As questões serão preparadas de acordo com o grau de escolaridade, sendo: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).
Serão classificados para a 2ª fase, os alunos que alcançarem as maiores notas na primeira prova, e serão selecionados em ordem decrescentes conforme os critérios de classificação;
A olimpíada é destinada aos estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas e privadas. Os estudantes classificados para a 2ª fase farão a prova em 7 de outubro.
Entre os objetivos da Obmep estão os seguintes: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da educação básica, com um maior número de alunos tendo acesso ao material da olimpíada, identificar jovens talentos e incentivar o seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.
Premiações
Neste ano, serão distribuídas 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4500 medalhas de bronze e 4500 certificados de Menção honrosa. Haverá premiações para os professores, escolas e para as secretarias da educação.
Nesta 18ª edição da Obmep, a divulgação dos premiados acontecerá em 20 de agosto. E os estudantes que serão premiados com as medalhas de ouro, prata e bronze poderão participar do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC Jr), visando promover o desenvolvimento acadêmico.
A educadora Flávia Rodrigues, da Unidade Técnica de Programa e de Projetos Especiais em Educação, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ressaltou que a participação nas olimpíadas escolares ajuda a motivar os alunos a estudarem mais os conteúdos específicos.
“Os estudantes da Obmep têm a oportunidade de participarem do Programa de Iniciação Científica e de receber bolsas de estudos para ingressarem nos cursos de graduação, o que proporciona a ampliação do conhecimento e o contato com alunos de outros estados brasileiros”, explicou.
Obmep
A olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impar), representa a maior competição científica do país e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Os estudantes poderão acessar materiais de estudos por meio das redes sociais, www.facebook.co/obmep, www.instagram.com_oficial, www.youtube.com/user/OBMEPOficial.
Escola Criança Esperança
Em muitas escolas, os professores trabalham com os alunos os materiais disponibilizados pela organização da olimpíada. No Colégio Estadual Criança Esperança, em Palmas, a professora de Matemática, Rita Lopes, já está preparando os estudantes para a prova de amanhã. “Explicamos como será a prova, os objetivos e sobre a importância dos estudantes participaram da OBMEP”, esclareceu a professora Rita.
O estudante Paulo Victor, 17 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, também falou que está se preparando.
“A prova nos ajuda a ter um diagnóstico da nossa aprendizagem, e, dependendo do desempenho na resolução das questões, temos algumas vantagens, como receber medalhas ou certificados”, frisou.
O estudante Alessandro Ribeiro de Sousa, 18 anos, também da 3ª série do ensino médio, destacou que fazer as provas lhe ajuda a aprender mais.
Erivaldo Sousa, responsável pela divulgação da OBMEP, na Secretaria da Educação do Tocantins, faz algumas recomendações para os participantes.
“É importante o aluno manter o foco e a tranquilidade para responder as questões da prova e a OBMEP disponibiliza muitos materiais de estudos e pesquisas para os estudantes”, comentou.