Oficina reúne beneficiárias do Bolsa Família em Palmas

Mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família participaram na sexta-feira, 1º, em Palmas, de uma oficina de escuta e diálogo promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de Palmas e os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e das Mulheres (MM). A ação visa compreender os impactos do programa na vida das usuárias e contribuir com a elaboração de um diagnóstico nacional sobre suas necessidades.

O encontro foi realizado com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) e integra um protocolo de intenções firmado entre os dois ministérios. A proposta é ouvir mulheres atendidas pelo programa de transferência de renda e, a partir disso, formular um plano de ação interministerial para garantir maior autonomia econômica e dignidade às participantes.

“Quando essas mulheres compartilham suas experiências e desafios permite um contato maior com a sua realidade e trajetória de vida”, afirmou a superintendente de Proteção Básica da Semas, Maria Cecília Marques.

A beneficiária do Bolsa Família Deilza Alves Lima compartilhando os desafios de ser mãe solo – Foto: Regiane Rocha

Segundo o MDS, outros encontros regionais estão previstos ao longo do segundo semestre. A secretária nacional de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, destacou a importância da escuta ativa: “O objetivo é escutar essas mulheres e entender como esse programa tem impactado em suas vidas, garantindo dignidade e autonomia econômica”.

Durante a oficina, beneficiárias relataram suas experiências. “Aqui temos a oportunidade de conhecer histórias de outras mulheres que assim como eu também precisam do benefício e esse encontro também nos ajuda a entender mais sobre o programa”, comentou Rúbia Maria Pereira. A mãe solo Deilza Alves Lima acrescentou: “Foi uma tarde para dividir as dificuldades e isso alivia muito”.

O secretário-executivo da Semas, Amilson Rodrigues, também participou e reforçou a importância da participação popular na formulação de políticas públicas: “A transformação social acontece quando ouvimos as necessidades das pessoas”.

Informações: France Santiago/Secom Palmas