OAB Tocantins promove roda de conversa sobre prevenção e saúde mental no dia 21

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) promove, no dia 21 de janeiro de 2026, uma roda de conversa sobre prevenção da vida humana e saúde mental, em Palmas. A atividade é organizada pela Comissão de Apoio e Assistência ao Profissional Liberal em Estado de Liberdade e será aberta à sociedade.

O encontro ocorre na sede da OAB Tocantins e contará com profissionais da área da saúde, como psicólogos e psiquiatras, além de sorteio de brindes e consultas médicas, com foco na conscientização e no incentivo à busca por cuidado emocional.

Alerta sobre saúde mental

Ao comentar o cenário enfrentado na capital, a presidente da comissão, a advogada Dra. Eula Angelim, destacou a resistência social em tratar do tema e os impactos da ausência de acolhimento nos primeiros sinais de sofrimento emocional.

“Se houvesse o enfrentamento do problema desde o início, quando existem os primeiros sinais de um distúrbio, de um isolamento, de choros, de um comportamento exagerado, e se logo no começo as pessoas tivessem sensibilidade, sem julgamentos, certamente o número de pessoas que tiram a própria vida seria reduzido drasticamente.”

Ela também ressaltou que a conscientização não representa uma solução imediata, mas é um passo fundamental para enfrentar o problema.

“A conscientização não significa que será uma solução imediata, mas a OAB demonstrar esse interesse e essa sensibilidade em relação a esse problema social, que ainda é cercado de tabu, pode fazer a diferença.”

Atividades e abordagem

Segundo a organização, a roda de conversa terá uma abordagem acolhedora, com debates sobre mudanças de hábitos, autoconhecimento, alternativas terapêuticas e fortalecimento das redes de apoio, evitando uma condução marcada por tristeza.

“Vai ser um momento leve. A gente não vai falar com tristeza. Vai ter sorteios, música e uma palavra de incentivo. Nós estamos aqui. Toda vida importa.”

Atuação contínua

Além do evento do dia 21, a comissão informou que manterá plantão neste final de semana, no Clube da OAB, com ações de conscientização e formação de multiplicadores sobre saúde mental.

A comissão atua há oito anos e é presidida por Eula Angelim, tendo como secretária geral a Dra. Suyane Lannucy.