Nesta terça-feira, 25, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) lançou a cartilha ‘Você sabe como o Nupav pode ajudar a salvar vidas?’. O material será entregue nas ações descentralizadas ao longo deste ano e também estará disponível em breve de forma digital nas plataformas da Prefeitura de Palmas.
Segundo a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, a cartilha é uma iniciativa importante da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência que integra o Nupav e espera-se que seja uma fonte de disseminação de informações sobre a prevenção da violência contra a mulher em Palmas, além de conscientizar a população sobre a importância de envolver-se no combate à violência.
A professora do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e membra do Nupav, Graziela Reis, explicou que a cartilha apresenta os serviços de atendimento à mulher em situação de violência de Palmas, informa à sociedade sobre os tipos de violência contra a mulher e as formas de buscar ajuda, e apresenta à mulher em situação de violência um acesso fácil aos serviços da Rede de Proteção incentivando-as a buscá-los.
“Essa ferramenta ajudará na proteção, cuidado e redução das violências cometidas em desfavor das mulheres, facilitando a interlocução entre profissionais dos diversos serviços que integram a rede de proteção à mulher em situação de violência, incentivando as denúncias e evitando novos casos ou punindo os autores no caso da violência já perpetrada, além de informar canais de denúncia”, acrescenta a secretária-executiva da Saúde, Anna Crystina.
A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, também esteve no evento, na oportunidade representando a prefeita Cinthia Ribeiro. Ela agradeceu ao trabalho do Nupav no fortalecimento da rede de apoio. “A demonstração desse trabalho coletivo e articulado em favor da mulher vítima de violência mostra compromisso e sensibilidade com a nossa população e vai trazer resultados importantes”, completa.
Nupav Mulher
Compõem o Nupav Mulher: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Ministério Público do Estado do Tocantins (MP-TO), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Coordenação Distrital de Saúde Indígena Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina, Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); dentre outras instituições no âmbito estadual e municipal.