A Prefeitura de Palmas apresentou nesta quinta-feira (21) o novo projeto de intervenção urbana da Avenida Tocantins, em Taquaralto, durante audiência pública realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé II. O projeto foi aprovado pela população e prevê mudanças estruturais na principal via da região sul da Capital.
Principais alterações no trânsito
Entre os destaques, está a reestruturação da rotatória de acesso à BR-010, que ganhará novas faixas de rolagem para aumentar a fluidez do tráfego. O desenho também inclui uma via exclusiva ligando a Avenida Palmas diretamente à Avenida Tocantins, além de novas faixas para quem chega pela rodovia federal.
A proposta prevê ainda a retirada da ciclofaixa da Avenida Tocantins, que será transferida para a Rua 13, e a criação de 301 vagas de estacionamento em bolsões distribuídos ao longo da avenida. Também haverá áreas destinadas a carga e descarga em vias paralelas, como a Palmas e a Perimetral.
Participação popular
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou o envolvimento da comunidade na definição do projeto. “Ouvimos a comunidade, entendemos a demanda de cada comerciante, ambulante para fazer uma nova Avenida Tocantins justa e humana. A cidade está sendo pensada para as próximas décadas e estamos felizes com este resultado”, afirmou.
O secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, reforçou que o projeto foi elaborado a partir das contribuições da audiência pública. “Um projeto construído com a participação das pessoas. Este é o ponto essencial. Fico feliz de todos terem gostado. Agora é finalizar, licitar e executar a obra”, disse.
Expectativas da comunidade
Durante o evento, moradores e representantes de entidades puderam se manifestar. A líder comunitária Cida Rozeno, que representou associações da região sul, comemorou o resultado. “Estamos prestigiando este projeto lindíssimo que agora sim, vai trazer o que nosso povo tanto pediu e precisa. Estou saindo daqui muito orgulhosa como representante das associações comunitárias”, declarou.
Informações: Lucas Ferreira/Secom Palmas