A Câmara Municipal de Palmas lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira (4) aos 94 anos. Em nome de seu presidente, vereador Folha, e de todos os seus parlamentares, esta Casa de Leis expressa seu mais sincero sentimento de solidariedade e condolências à família, amigos e admiradores de nosso eterno governador.
Siqueira Campos deixa um legado inestimável para o povo tocantinense. Como lembra o presidente Folha, a sua luta pela criação do Tocantins deu oportunidade para que muitos jovens buscassem um futuro melhor no mais novo estado do Brasil. “Hoje é um dia de grande tristeza para todos nós. Siqueira Campos lutou muito pelo Tocantins, estado que se desenvolveu de forma promissora, dando oportunidades para que jovens como eu pudessem contribuir com a gestão pública. A sua atuação merece os nossos aplausos e reconhecimento”, enfatizou o presidente.
Como agricultor, pecuarista e empresário, Siqueira Campos iniciou sua carreira política como vereador e conquistou cinco mandatos como deputado federal por Goiás. Um marco em sua trajetória como parlamentar ocorreu durante a Constituinte de 1988, quando protagonizou uma greve de fome, visando sensibilizar seus pares pelo desmembramento do então Norte de Goiás. Obtendo sucesso em seu objetivo, ele deixou a Câmara Federal para assumir o cargo de primeiro governador do Tocantins em 1° de janeiro de 1989.
Desde então, Siqueira Campos ocupou o cargo de governador do Tocantins em diferentes momentos, vindo ainda a ocupar uma vaga como senador suplente em 2019. No entanto, foi a sua determinação para a criação de Palmas em 20 de maio de 1989 que possibilitou a existência da Câmara Municipal e permitiu que esta Casa escrevesse sua própria história.
Neste momento de luto e despedida, deixamos registrado o nosso reconhecimento e gratidão pelo legado deixado por Siqueira Campos.
Que Deus conforte os corações de toda a sua família e amigos.
Vereador Folha
Presidente da Câmara Municipal de Palmas