A capital mais jovem do Brasil foi reconhecida por suas ações voltadas à sustentabilidade durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro (RJ). O certificado de boas práticas climáticas foi entregue à Prefeitura de Palmas durante a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 2025, nesta segunda-feira (3). O documento foi recebido pelo presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Isac Braz da Cunha, que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos no evento.
Segundo Isac, o reconhecimento é resultado de iniciativas que vêm sendo implantadas na capital, como a instalação de energia solar em 80% das repartições públicas municipais e a modernização da iluminação pública com lâmpadas de LED. “Nosso próximo passo será o Plano de Arborização, que será lançado em dezembro pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos. Nós já vamos plantar uma boa quantidade de árvores ainda neste ano e investiremos na meta de 200 mil mudas nos três últimos anos da gestão. Acredito que nós estamos no rumo certo. Hoje, o reconhecimento de Palmas no cenário nacional e até mesmo mundial é notório”, afirmou o presidente da FMA.
Palmas no cenário climático global
O encontro, considerado o maior evento mundial de cidades comprometidas com ações climáticas, antecede a COP30, que será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). Palmas integra o grupo de capitais brasileiras que desenvolvem projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, alinhados à agenda de desenvolvimento sustentável.
Entre as próximas ações previstas, Isac Braz destacou a implantação do Jardim Botânico, do Horto Florestal e da Escola de Educação Ambiental, além do reforço nas políticas de educação ambiental. Ele também anunciou o lançamento de novos programas de sustentabilidade urbana. “Já no próximo mês teremos um programa arrojado que contempla a coleta seletiva de resíduos e ainda o lançamento do Ecobus e, para o próximo ano, o Eco Barco”, adiantou.