O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu na última quarta-feira (10) mais de 100 animais silvestres de diferentes espécies, apreendidos durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Gurupi, realizada na noite de terça-feira (9). Os animais foram encaminhados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), em Palmas, onde passaram por triagem e receberam atendimento veterinário.
Entre os animais apreendidos estão uma ema filhote, cinco araras-azul, três maitacas-de-cabeça-azul, três jabutis piranga, três macacos mão-de-ouro, nove macacos-prego, duas anacãs, 16 pássaros pretos, 55 jandaias-verdadeiras e 10 pipiras-vermelha. Durante a noite, eles ficaram sob cuidados da equipe do Naturatins em Gurupi e foram transportados pela manhã para o Cefau.
Segundo a coordenadora do centro, Mayumi Matuoca, os animais chegaram em diferentes condições de saúde, muitos ainda filhotes.
“Os animais provenientes da apreensão chegaram ao centro em diferentes condições de saúde. Muitos eram filhotes e, por isso, receberam atenção imediata, incluindo atendimento veterinário e alimentação adequada a cada espécie. Em seguida, todos passaram por triagem clínica e identificação individualizada. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie, como os passeriformes, foram prontamente devolvidos à natureza em áreas adequadas para soltura. Já os filhotes e os animais que necessitam de cuidados adicionais permanecem em reabilitação, recebendo acompanhamento especializado até estarem aptos a retornar ao habitat natural”, explicou.
Alguns animais já foram devolvidos à natureza, enquanto outros permanecem em observação no Cefau. O centro atua na assistência a animais em situação de risco, no combate ao tráfico de espécies silvestres e na promoção de atividades socioambientais e educativas.
Informações: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins