Parque Estadual do Lajeado passa por revitalização após abertura definitiva à visitação

Ações incluem sinalização, criação de novas trilhas, instalação de câmeras de monitoramento e melhorias na infraestrutura para receber visitantes com mais segurança e conforto.

Após a liberação definitiva para visitação pública, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) passa por uma série de ações de revitalização promovidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Entre as medidas em andamento estão a reforma de cercas, instalação de sinalização, construção de praças de descanso ao longo das trilhas, abertura de dois novos percursos autoguiados e a implantação de câmeras do Programa Monitora. As ações, realizadas de forma gradativa, buscam garantir mais segurança e conforto aos visitantes.

Segundo a supervisora do Parque, Camilla Muniz, a reforma das cercas é considerada fundamental para evitar invasões e proteger a área. As intervenções também contemplam melhorias nas trilhas, que já contam com dois trajetos autoguiados — um para pequenos grupos e outro para grupos maiores.

“A reforma das cercas é essencial para delimitar a área e evitar invasões, garantindo a proteção do território. Já as estruturas nas trilhas são voltadas à segurança e ao conforto dos visitantes, especialmente com o aumento esperado no fluxo de pessoas”, afirmou Camilla.

Além dos dois percursos já em funcionamento, estão sendo preparados outros dois, mais longos e que deverão contar com a presença de guias. A supervisora também adiantou que, futuramente, o parque poderá oferecer travessias.

Manutenção das trilhas e participação da comunidade

A estruturação das trilhas é realizada por brigadistas e envolve ações contínuas de abertura e manutenção, com apoio da comunidade local. Já a sinalização e a demarcação dos caminhos são feitas pelos guardas-parques, com o uso de madeira reaproveitada do próprio território.

“Isso ajuda a evitar a compactação do solo e a manter a camada orgânica, fundamental para a conservação”, explicou Camilla Muniz.

Prevenção a incêndios

Entre maio e meados de julho, as equipes também atuaram de forma preventiva no combate a incêndios. Segundo a supervisora, a ausência de focos recentes é resultado direto desse trabalho antecipado.

“As ocorrências que possam surgir tendem a ser controladas rapidamente, graças ao trabalho preventivo que foi feito com antecedência”, afirmou.

As ações contam com o apoio da equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado, que atua integrada ao Parque, especialmente na vigilância dos topos de morros — áreas críticas para propagação de queimadas.

Visitação aberta todos os dias

As visitas ao Parque Estadual do Lajeado estão liberadas de segunda a domingo, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento para visitas individuais. Grupos maiores ou interessados em horários especiais devem entrar em contato com a equipe pelo e-mail pel@naturatins.to.gov.br.

Informações: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins