Naturatins conclui capacitação de brigadistas no Parque Estadual do Lajeado

Mais de 40 novos brigadistas que irão atuar nas Unidades de Conservação (UCs), receberam treinamento

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu na última quinta-feira (17) o treinamento dos novos integrantes da Brigada Gavião Fumaça. A capacitação, iniciada na terça-feira (15), ocorreu no Parque Estadual do Lajeado (PEJ) e integrou o Plano Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Mais de 40 brigadistas recém-contratados participaram da formação, com aulas teóricas e práticas voltadas ao combate de incêndios em Unidades de Conservação (UCs) do estado. O curso foi promovido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e Defesa Civil Estadual.

Entre os temas abordados durante os três dias de capacitação estiveram controle de queimadas, manejo de animais em fuga, saúde ambiental, mudanças climáticas, primeiros socorros e coleta de dados após incêndios.

“No último dia de treinamento, os brigadistas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com foco na preparação para o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado”, afirmou o coordenador do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, Lyon Cardoso.

Coordenador do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, Lyon Cardoso, (à direita) fala sobre a importância do treinamento – Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

O curso teve como foco a ampliação do conhecimento sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), com atividades conduzidas por técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, em parceria com o CBMTO e a Defesa Civil.

Para os brigadistas recém-contratados, a capacitação foi considerada uma etapa essencial para atuação em campo. “O curso foi fundamental para nos preparar para o combate aos incêndios florestais que podem ocorrer no nosso estado”, afirmou Juan Pablo.

Maxwel Santana da Silva, que irá atuar na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, destacou a importância do treinamento prático. “Durante esse curso, tanto na parte teórica como na parte prática, adquiri um conhecimento essencial para levar a campo. Acredito que o conhecimento adquirido será muito útil para mim e para os meus colegas de trabalho. Na aula de campo, eu pude colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi na teoria. E sobre o manuseio dos equipamentos foi uma parte muito importante também. Já tinha uma noção, mas aprimorei meus conhecimentos durante o curso, com a parte de manuseio dos equipamentos. E agora, com firmeza, eu posso levar ao campo minha experiência”, relatou.

Informações: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins