A Prefeitura de Palmas transferiu o atendimento do Mutirão de Castração Animal de Rua Zero para a região Norte da capital. A ação ocorre na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 42 (405 Norte) e segue até este sábado, 20, quando se encerra o cronograma do mutirão previsto para 2025.
Para participar, os tutores devem realizar cadastro prévio on-line. Após o envio do formulário, a equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) entra em contato com o responsável pelo animal, via WhatsApp, para informar data e horário do atendimento, além de repassar orientações obrigatórias, como o jejum antes da cirurgia.
A secretária municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, afirmou que a castração integra uma política pública voltada ao controle populacional e à saúde animal. “A castração contribui para a redução do abandono, previne doenças e melhora a qualidade de vida dos animais. É uma ação que impacta diretamente a saúde pública e a organização da cidade”, explicou.
Encerramento do cronograma
A Sebem reforça que o atendimento na região Norte ocorre somente até sábado, 20, data que marca o encerramento das atividades do mutirão em 2025. A orientação é para que os interessados realizem o cadastro enquanto ainda há vagas disponíveis.
Morador de Palmas, Bruno Santiago utilizou o serviço para castrar sua gatinha e relatou que o atendimento foi organizado. “Não tive nenhum problema. O processo foi tranquilo. Primeiro pegamos a senha para a avaliação do veterinário, depois para a anestesia e, em seguida, para a castração. São algumas etapas, mas tudo acontece de forma rápida”, contou.
Ele também destacou a importância da iniciativa para a cidade. “A castração gratuita oferecida pela Prefeitura é muito importante para Palmas como um todo. Além de evitar a reprodução descontrolada, ajuda a reduzir o abandono de animais e contribui para a segurança, inclusive no trânsito, diminuindo riscos de acidentes”, afirmou.
Informações: Fernanda Lemes/Secom Palmas