Com o objetivo de promover a articulação para a oferta de cursos na área da educação profissional no âmbito do Programa Senac de Gratuidade (PSG), tendo como público, prioritariamente, mulheres em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Serviço
O Governo do Tocantins está dando passos significativos em direção à capacitação e ao fortalecimento das mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Acordo de Cooperação Técnica abrirá portas para a oferta de cursos essenciais para esse grupo. Esta iniciativa inovadora visa não apenas oferecer oportunidades de aprendizado, mas também empoderar mulheres a superar desafios e construir um futuro mais promissor.
Este acordo representa um compromisso sólido em promover a inclusão e a igualdade de gênero, capacitando as mulheres que enfrentam dificuldades em nossa sociedade. Por meio de cursos e programas de treinamento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Mulher, está abrindo caminhos para que essas mulheres adquiram habilidades valiosas, alcancem independência financeira e conquistem uma maior participação na sociedade.
A assinatura deste ACT marca o início de uma jornada transformadora para muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria da Mulher está empenhada em oferecer oportunidades para que elas alcancem seu pleno potencial e desempenhem um papel ativo em suas comunidades.
A secretária da Mulher, Berenice Barbosa, destaca a importância da assinatura para o desenvolvimento da mulher em diversos contextos, como no empoderamento econômico, social e pessoal. “A assinatura deste termo desempenha um papel crucial no desenvolvimento das mulheres, capacitando-as a exercer seus direitos e contribuir de forma significativa para a sociedade. Através da educação profissional, forneceremos as ferramentas necessárias para que essas mulheres alcancem independência financeira”, enfatiza a secretária.
A diretora regional do Senac, Lunáh Brito Gomes, ressalta que o convênio veio para fazer a diferença na vida das mulheres. “Essa parceria com a Secretaria da Mulher tem uma força significativa. Dando esse impulso para que a mulher venha ser a dona do próprio negócio e de repente, ser uma empreendedora”, finaliza.
Este é apenas o começo de uma iniciativa que promete mudar vidas e fortalecer a igualdade de gênero. O Governo do Tocantins continuará trabalhando incansavelmente para criar um ambiente onde todas as mulheres tenham a chance de prosperar, independentemente de suas circunstâncias iniciais.
Acordo de Cooperação Técnica
A oferta se dará por meio do Centro de Educação Profissional de Palmas (CEP), das Unidades Operativas Araguaína, Gurupi e Taquaralto, a partir de turmas de cursos de Habilitação Técnica e de Qualificação Profissional.
As ações educacionais serão executadas nas dependências das Unidade Educacionais mencionadas, bem como, em sedes de entidades parceiras indicadas pela Secretaria da Mulher.
O ACT tem como objetivo principal a oferta de cursos, especialmente direcionados às mulheres que enfrentam desafios socioeconômicos. Através dessa parceria estratégica, as instituições irão trabalhar na capacitação para essas mulheres.
As instituições irão articular e mobilizar o público alvo para ingresso nos cursos ofertados pelo Senac.