MPTO abre inscrições para pós-graduação em combate à criminalidade organizada

A Escola Superior do Ministério Público do Tocantins inicia nesta segunda-feira (9) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Estratégia de Combate à Criminalidade Organizada. A especialização tem como foco o aperfeiçoamento jurídico e estratégico de profissionais que atuam na área, com ênfase na aplicação do conhecimento à realidade social do Tocantins.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário online, disponível no site da instituição. O prazo termina no dia 10 de fevereiro de 2026, às 18h. Além da documentação pessoal, o processo seletivo exige a apresentação de uma carta de intenções, que será utilizada como base para futuras pesquisas acadêmicas desenvolvidas no âmbito do curso.

Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas. A distribuição contempla 13 vagas para membros do Ministério Público do Tocantins, 13 para servidores da instituição, nove para a comunidade em geral, dez destinadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e cinco para pessoas com deficiência.

De acordo com o edital, a carta de intenções deve apresentar, de forma estruturada, o tema e o eixo de pesquisa escolhido — entre dogmática penal e estratégias investigativas ou política criminal, governança e segurança pública — além de justificativa, objetivos, metodologia e resultados esperados. O documento é etapa obrigatória do processo seletivo.

A documentação exigida inclui formulário de inscrição assinado, documento oficial de identificação, comprovante de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, comprovante de residência atualizado e, quando for o caso, laudo médico para candidatos que concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O edital completo e outras informações sobre o curso estão disponíveis no site do Ministério Público do Tocantins.