Um morador da zona rural de Pium, encontrou armas e munições às margens do Rio Javaés, no Assentamento Macaúbas, na segunda-feira, 12. O material estava próximo do centro de pesquisas Canguçu. No local estavam dois fuzis, sendo um AK- 47 e um Bushmaster XM-15, além de oito carregadores e várias munições de grosso calibre.
Segundo o comandante responsável pela área, major PM Addson Acácio Pimentel, o armamento possivelmente pertencia aos membros da quadrilha que tentou roubar uma transportadora de valores na cidade de Confresa – MT, após fugir para o Tocantins.
A fuga dos criminosos pelo interior do estado deu início a “Operação Canguçu”, que mobilizou cerca de 350 policiais de cinco estados durante quase 40 dias de buscas. A ação resultou na morte de 18 criminosos e prisão de cinco suspeitos, dentro e fora do estado. Sendo considerada uma das maiores operações policiais para capturar criminosos no país.
O armamento foi recolhido pela equipe da Força Tática da Polícia Militar e encaminhado para a Central de Flagrantes de Paraíso do Tocantins.