Milhares de pessoas prestigiaram tradicional desfile de 7 de Setembro em Palmas

Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participaram do evento que trouxe como tema “Inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo”

Como parte das comemorações dos 202 anos da Independência do Brasil, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realizou neste sábado, 7, o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro com o tema “Inclusão pelo esporte: orgulho e protagonismo”. O evento, que foi realizado na avenida LO-01, no entorno da Praça dos Girassóis, em Palmas, atraiu mais de dez mil espectadores.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforçou a relevância da celebração para a educação e a cidadania. “É um momento de grande importância para todos nós, pois celebramos a nossa independência e também o valor da educação como pilar fundamental para a formação cidadã dos nossos estudantes”, destacou o governador.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância do tema escolhido para o evento. “É muito importante porque o esporte tem nos ajudado a transformar a nossa educação. Por exemplo, nossa gestão começou o Jets e Parajets com cerca de cinco mil estudantes participando em 2022, hoje nós já temos mais de 10 mil. Precisamos celebrar o esporte e a inclusão, porque isso tem movimentado a nossa comunidade escolar”, completou.

O protagonismo dos estudantes

O som das fanfarras das dez escolas estaduais conduziram os passos sincronizados dos mil estudantes que participaram do desfile. Entre eles, o estudante-atleta do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, Guilherme dos Santos Morais, de 16 anos, que desfilou com mais de 20 medalhas que conquistou em competições escolares.

“Esse tema é maravilhoso para que o esporte tenha mais visibilidade e mais engajamento. Acredito que o esporte é fundamental para que tenhamos o sentimento de pertencimento pelo nosso país e pelo nosso estado, além de nos ajudar a evoluir como atleta e cidadão”, completou.

A estudante Sofia Pereira, de 11 anos, do Colégio Estadual Liberdade, desfilou no 7 de Setembro pela primeira vez e para ela foi um momento de orgulho. “Sempre assisti ao desfile, mas hoje é a primeira vez que participo. Eu acho tudo muito bonito e me sinto feliz e orgulhosa por representar a minha escola e mostrar nossa apresentação para tanta gente”, disse a estudante.

População celebra a tradição

Além dos estudantes, os pelotões das forças de segurança do Estado do Tocantins e das Forças Armadas do Brasil também encantaram a população presente. Valéria Oliveira, que junto com seu esposo Douglas Oliveira, assiste ao desfile todos os anos, destacou a beleza e o significado do evento.

“Todo ano a gente vem, porque é bonito ver os pelotões das forças de segurança e dos estudantes. Acreditamos que é uma demonstração de cidadania e de amor pelo nosso país”, completou.

Assistindo ao desfile da capital pela primeira vez, Vania Morais, que mora na cidade de Paraíso do Tocantins, pontua que o evento faz parte da cultura brasileira. “É uma tradição que precisa ser preservada. Acho muito lindo e importante para a nossa cultura, porque é um evento que conta a nossa história”, completou.

Público vibra durante o Desfile de 7 de Setembro em Palmas. Foto: Hênio José Ferreira/Governo do Tocantins

Participações

Os mil estudantes que desfilaram fazem parte das escolas: Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Escola Estadual Liberdade, Centro de Ensino Médio Santa Rita, Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis, Escola Estadual Novo Horizonte e Escola Estadual Cívico-Militar Vila União.

O evento também contou com apresentações realizadas pela Polícia Militar do Tocantins (PM), do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal. As equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran) atuaram na organização do trânsito para que o desfile pudesse ser realizado.