Mil pacientes devem participar de mutirão para realização de exames de contraste

Começou nesta segunda-feira, 6, um mutirão de exames de tomografia com contraste. Os procedimentos estão ocorrendo no Hospital Geral de Palmas (HGP), e seguirão com as atividades pelos próximos 30 dias, atendendo cerca de mil pacientes.

Moradora de Ipueiras, a paciente Maria Helena dos Santos Ferreira, de 43 anos, veio à Capital fazer o exame e falou sobre o atendimento. “Eu tive um câncer de mama diagnosticado em julho do ano passado e, hoje, só faço acompanhamento. Nós moramos em Ipueiras e, após uma consulta no dia 1° de fevereiro, já marcaram o exame para esta segunda-feira, 6. Graças a Deus, foi tudo bem e o exame foi muito rápido”.

A rapidez mencionada pela paciente é o que busca a SES-TO. “Estamos trabalhando em todas as frentes para dar agilidade aos procedimentos, sejam eles consultas, exames, cirurgias ou qualquer necessidade que o paciente apresente. Em alguns casos, ainda temos pessoas que aguardam um pouco mais de tempo, mas a população pode ficar consciente de que não mediremos esforços para um serviço de saúde pública em tempo oportuno”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

“Os exames realizados neste mutirão contemplarão nossos pacientes oncológicos, para os quais somos referência. Isso proporcionará mais eficiência no tratamento ofertado em nossa unidade”, ressalta o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

Tomografia com contraste

O HGP realiza uma média mensal de 1,8 mil tomografias com contraste. O exame consiste em imagem de alta resolução, que permite avaliar com clareza qualquer parte do organismo, principalmente por conta do uso da substância para a formação das imagens. Dessa forma, o contraste serve para detectar facilmente lesões e doenças graves, com mais precisão.