Mesmo após chuva, alertas de calor e baixa umidade do ar estão em vigor em todo o Tocantins

Após dias de calor intenso e sensação térmica de deserto, o tocantinense foi surpreendido nesta quarta-feira, 23, com chuva. Mesmo que pontual, várias quadras de Palmas registraram chuvas. A intensidade variou de acordo com a região.

“Eu gosto de usar um aplicativo para dormir que tem o som de chuva, ele fica programado por algumas horas para desligar quando eu pego no sono. Quando acordei achei que o aplicativo estava ligado, mas fiquei bem surpresa quando vi que era chuva de verdade”, disse a corretora de imóveis Ana Lúcia Regina.

Longe da capital, outras cidades também tiverem um “refresco” nesta quarta-feira. Choveu em Araguaína, Muricilândia, Colinas, entre outros. A chuva em Araguaína foi mais forte. Pela cidade foram registrados pontos de alagamento.

Apesar das temperaturas mais amenas, a situação continua crítica de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas que cobrem todo o estado do Tocantins. Um deles é sobre o perigo de uma onda de calor. O segundo é sobre a baixa umidade do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o mínimo recomendado da umidade do ar é 30%. De acordo com o Inmet, o percentual para os próximos dias no estado vai variar entre 20 e 30%.

“É mais do que importante cuidar da saúde nesse momento. Quem está desenvolvendo atividades ao ar livre precisa se hidratar, o tempo todo. Líquidos como água, chás, sucos, frutos são bem-vindos. É importante ressaltar que a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. É recomendado que o ser humano faça a ingestão de 35 ml por cada quilo. Se uma pessoa pesa 50 quilos, ela deve tomar todos os dias 1 litro e 700 ml de água”, afirma o médico da família Leonardo Oliveira François.