Marilon, Joatan ou Marcos Júnior são os nomes da disputa à presidência da Câmara

Passadas as eleições municipais, o grande e novo foco neste momento é a mesa diretora da Câmara Municipal de Palmas, especialmente a cereja do bolo que é a presidência da Casa.

Eduardo Siqueira

Em política não podemos dizer a palavra “nunca”, afinal, a cada campanha eleitoral observamos adversários e até “inimigos” no mesmo palanque. Entretanto, como a pauta é a presidência da Câmara, as chances do novo presidente vir de indicação do prefeito eleito Eduardo Siqueira é remota, o ex-prefeito e vereador eleito Carlos Amastha (PSB) um dia após o segundo turno das eleições até que ensaiou um “esquenta” de campanha a presidente, porém não teve eco ou repercussão sua fala, de absolutamente ninguém.

Ainda segundo fontes extraoficiais, uma das pautas que Eduardo tentou colocar na mesa para dialogar com o governador Wanderlei, era justamente a da presidência da Câmara, porém foi prontamente rejeitada pelo chefe do executivo estadual.

Wanderlei Barbosa

Sabemos que, a bem da verdade, o governador Wanderlei Barbosa entrou em campo para que o próximo presidente da Casa de Leis seja um companheiro seu, um aliado estratégico, e que compartilhe futuramente não apenas de projetos para a Capital, mas também de projetos políticos para a próxima eleição e que a sua “mão” está bem presente e forte nesta decisão.

Oposição

Esta pauta também está sendo sondada e tendo ação indireta e porque não dizer, direta, de alguns deputados estaduais. Mesmo não alcançando o resultado desejado nas urnas, a deputada estadual Profª Janad Valcari (PL) conseguiu eleger das 23 cadeiras, 16 para chamar de sua, e estes vereadores eleitos até onde sabemos não abrirão mão para que a presidência saia das mãos de alguns deles.

Quem está no páreo?

Vereador Joatan de Jesus (PL), Vereador Marilon Barbosa (REP), Vereador eleito Marcos Júnior (PL)

Até o presente momento segundo informações que obtivemos, os nomes competitivos ao páreo de presidente da Câmara são aliados de Janad e de Wanderlei, o vereador Marilon Barbosa (REP) que é um dos mais antigos da Casa e que inclusive já foi presidente no biênio 2019-2020, além de irmão do governador. Outro é o vereador Joatan de Jesus (PL) que é um forte representante da região sul, reeleito em segundo na chapa do PL e tem simpatia de outros vereadores na disputa. O último e não menos importante é o vereador eleito mais jovem da legislatura, Marcos Júnior (PL), que teve uma votação altamente expressiva, sendo o primeiro da chapa mais competitiva desta eleição com 1.962 votos.

Todos estes estão “brigando” dentro de casa, ou seja, pertencem ao mesmo grupo político e até mesmo partido, logo logo se encaixarão e saberemos quem foi o escolhido e que será confirmado no dia da posse.