Mais de 350 kg de peixe apreendidos durante fiscalização ambiental são doados ao Sesc Mesa Brasil

Cerca de 350 quilos de peixe do tipo pirarucu, apreendidos pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) durante operação de fiscalização em Lagoa da Confusão, foram destinados neste sábado (1º) ao programa Sesc Mesa Brasil, em Palmas. A apreensão ocorreu no primeiro dia do período de piracema no Tocantins, quando a pesca é proibida. Além do pescado, houve flagrante de porte ilegal de arma de fogo e aplicação de multa ambiental no valor de R$ 30 mil.

A operação, realizada na zona rural do município, contou também com apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM). Segundo o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Assuntos Institucionais, os peixes estavam em condições adequadas para consumo e, após os trâmites legais, foram liberados oficialmente para distribuição a cerca de cinco instituições atendidas pelo Sesc na capital.

De acordo com o comandante do BPMA, tenente-coronel Geraldo Magela, a fiscalização foi iniciada com base em denúncias e monitoramento.

“Durante a fiscalização, flagramos a pesca ilegal, inclusive com uso de arma de fogo. Após os procedimentos legais e apreensões, os peixes foram destinados a instituições que realizam trabalhos sociais, garantindo que o material apreendido seja aproveitado de forma correta e em benefício da população”, explicou.

O secretário-executivo de Assuntos Institucionais, Gilmar Cavalcante, afirmou que o reaproveitamento dos peixes segue orientação direta do governo estadual.

“A determinação do governador Laurez Moreira é garantir que os produtos apreendidos em fiscalizações ambientais sejam revertidos em benefício de quem mais precisa. (…) Toda apreensão de alimentos deve ser destinada a programas sociais”, disse.

O comandante-geral da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, destacou que a ação representa resultado ambiental e social.

“Além de coibir o crime ambiental, ficamos satisfeitos em ver o resultado desse trabalho revertido em ação social, transformando um ato ilícito em alimento para quem mais precisa”, declarou.

A piracema no Tocantins segue até 28 de fevereiro de 2026, e novas fiscalizações devem ocorrer em rios e áreas de preservação do estado.

Sobre o Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil é considerado o maior programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos do país. No Tocantins, possui unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi, atuando com distribuição de alimentos e ações educativas voltadas à segurança alimentar e nutricional.

Informações: Guilherme Lima/Governo do Tocantins