Mais de 3,4 mil doses são aplicadas em Dia D de vacinação em Palmas; sendo 757 contra o sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) aplicou 3.480 doses de vacinas durante o Dia D do projeto Missão Imunizar, realizado no sábado (2). A ação, que mobilizou todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), unidades móveis e o Parque Cesamar, teve como foco ampliar a cobertura vacinal, especialmente contra o sarampo. Foram registradas 757 aplicações relacionadas à doença, entre elas 485 da tríplice viral, 175 da dupla viral (dose zero) e 97 da tetraviral.

Ao todo, 2.225 pessoas compareceram aos pontos de vacinação. Além dos imunizantes contra o sarampo, foram ofertadas vacinas de rotina e de campanhas, como contra poliomielite, hepatite, influenza e covid-19. A iniciativa visa prevenir a reintrodução de doenças eliminadas no país.

Leia mais: Tocantins registra 16 casos confirmados de sarampo; Palmas tem cinco notificações e dois descartes

Sarampo preocupa autoridades de saúde

Com novos casos registrados em Palmas e em outras regiões do estado, o reforço vacinal tem sido uma das estratégias adotadas para conter a transmissão do sarampo, doença viral altamente contagiosa. A secretária da Saúde, Dhieine Caminski, destacou a importância da mobilização:

“Foi um dia muito importante para reforçar a proteção da nossa população, especialmente das crianças pequenas, que estão mais vulneráveis ao sarampo. A adesão ao Dia D mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da vacinação.”

Vacinação segue disponível nas unidades de saúde

A campanha continua nas USFs de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e/ou cartão SUS. A Semus reforça a importância da atualização do esquema vacinal para manter a população protegida e evitar surtos de doenças imunopreveníveis.

Informações: Fernanda Mendonça/Secom Palmas