A Prova de Vida 2023 teve início nesta quarta-feira, 01, para mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO). O processo de atualização cadastral para os aposentados e pensionistas é de caráter obrigatório, e é feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo “Meu RPPS”, nos meses de novembro a dezembro.
Realizado anualmente, a Prova de Vida acontece com a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM) devem realizar o procedimento.
Por ser de forma digital, para realização do procedimento, NÃO é necessário comparecer na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do PRONTO, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos segurados e beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App “Meu RPPS”.
Vale salientar que na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento poderá ser suspenso. “É fundamental que os segurados e beneficiários estejam atentos aos prazos e todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo “Meu RPPS”, para a realização da Prova de Vida 2023″, destaca o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.
Passo a Passo
A Prova de Vida é realizada EXCLUSIVAMENTE de forma digital pelo App “Meu RPPS”, que pode ser baixado na loja virtual de qualquer dispositivo móvel, seja ele Android ou IOS.
Depois de baixar o App, o segurado ou beneficiário deve selecionar o Estado do Tocantins, em seguida, a cidade de Palmas. Logo após, selecionar o Igeprev-TO, independente da localização atual do beneficiário.
Após entrar no aplicativo, basta clicar na opção “PROVA DE VIDA”, entrar no campo “TIPO DE DOCUMENTO” e anexar foto frente e verso do documento de identificação do segurado. Após concluir essa etapa, basta apertar no botão de AVANÇAR.
Concluída essa etapa de documentos, o segurado passa para biometria facial, onde será solicitado dentro do próprio aplicativo, o acesso à câmera para que possa ser capturada uma foto do rosto do segurado sem acessórios. É importante que o local tenha boa luminosidade.
Por último, deverá ser preenchido o campo de “TELEFONE”, onde o segurado deverá preencher o telefone. Em seguida, é só esperar a mensagem de confirmação da realização da Prova de Vida. Caso não seja validada, o segurado poderá consultar o que ficou pendente e refazer todo o processo no App Meu RPPS.
Dúvidas e informações:
Atendimento Remoto: WhatsApp (63) 99225-9117 ou 0800 647-0747